Programa Meu Futuro recebe 541 novos alunos em sua 6ª fase

- 09 de abril de 2019

A aula inaugural da 6ª fase do Programa Meu Futuro, criado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho (SICT) de Barueri para ofertar qualificação profissional gratuitamente a maiores de 18 anos, aconteceu na tarde de quinta-feira (dia 4) no Centro de Eventos de Barueri.

O auditório ficou lotado. Na ocasião foram recepcionados os 541 novos alunos e entregues os certificados aos 461 concluintes da 5ª fase do Programa. Desde que o projeto teve início, em 2018, cerca de 2.500 pessoas já se qualificaram nos 22 cursos ofertados até o momento.

O evento contou com a presença do prefeito de Barueri, Rubens Furlan, vereadores e secretários municipais, dentre eles Joaldo Macedo Rodrigues – o Magoo –, responsável pela SICT, que mantém o projeto. “Nós vamos continuar trabalhando essa questão da empregabilidade, porque qualificação profissional é fundamental”, destacou Magoo.

Em sua fala, Furlan destacou a preocupação com a atual situação do Brasil. “O desemprego hoje é a coisa mais triste que se tem no país e a crise começa a deixar os trabalhadores pra trás. Quando começam a surgir novos postos de empregos nós não temos trabalhadores qualificados para assumir esses postos. Isso é muito triste”, desabafou.

O Prefeito agradeceu Magoo pelas ações desempenhadas e deu sinal verde para a ampliação do Programa Meu Futuro. “Você pode intensificar os cursos de preparação desses trabalhadores e tantos quantos cursos forem necessários para preparar o nosso povo. Pode contar que nós vamos fazer porque eu quero ver o povo de Barueri e da região mais preparado do que o restante do Brasil”, afirmou Furlan em meio a muitos aplausos.

Cursos mais do que aprovados
A empolgação dos alunos que frequentam os cursos do Programa Meu Futuro é grande, tanto que muitos deles acabam fazendo mais de um. É o caso de Luiz Gustavo das Neves, 40 anos, que acaba de concluir o curso de Gestão da Qualidade. Ele também já fez Elétrica, NR10 e Gestão de Segurança. “O projeto é excelente. Os professores são maravilhosos, eu recomento! Se eu realizei os cursos é porque os mesmos são bons, o que me preparou para o mercado de trabalho, no qual já estou participando de um processo seletivo”, comemora Luiz Gustavo.

De olho no mercado de trabalho também está Daiana Santos Gonçalves da Silva, 26 anos, que acaba de concluir Gestão de Qualidade e já emendou o curso de Assistente Administrativo nessa nova etapa. “Eu vejo o curso como aprimoramento para conseguir uma vaga no mercado de trabalho. O curso é muito bom, a professora explica muito bem e, além disso, ela nos conta as vivências do cotidiano, a aplicação da matéria e as situações da teoria na prática”, relata.

O jovem Marco Antonio dos Santos Oliveira, 19 anos, chegou ao Programa com poucas expectativas, mas se surpreendeu. “Minhas expectativas eram baixas, na primeira aula gostei muito dos professores, do ambiente, por que é um lugar muito saudável de se ficar e as aulas são muito boas, os professores esclarecem as suas dúvidas. É muito bom, eu recomendo para qualquer pessoa”, diz. Marco também não quer perder nenhuma oportunidade e já se matriculou no curso de Contabilidade, também ofertado nessa 6ª fase.

Temp Temp Temp