
Renascer visita Secretaria da Mulher
- 09 de abril de 2025
No dia 18 de março, os integrantes da 7ª turma do projeto Renascer, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), participaram de uma visita à Secretaria da Mulher. A atividade teve como objetivo apresentar aos bolsistas os diversos serviços públicos oferecidos às munícipes de Barueri, promovendo a conexão entre pessoas em situação de vulnerabilidade social e as políticas públicas que podem transformar suas trajetórias.
Conectando pessoas
A visita faz parte de uma agenda contínua de aproximação dos bolsistas com os equipamentos públicos da cidade. Durante o encontro, os participantes puderam conhecer de perto o trabalho realizado no Espaço Ruth Cardoso, sede da Secretaria da Mulher, que atua com foco no acolhimento, empoderamento e proteção das mulheres.
“Quero deixar registrada a nossa admiração pela trajetória de vocês. Sabemos das dificuldades que enfrentaram até aqui, e acreditamos que podem chegar muito mais longe. Este momento é importante para que conheçam o trabalho que Barueri realiza em prol da população. A cidade oferece um conjunto de ações e serviços públicos de excelência, e vocês fazem parte disso”, destacou Ricardo Caiaffa, secretário adjunto da Secretaria da Mulher.
Um espaço que acolhe e transforma
No local, os bolsistas conheceram os principais serviços oferecidos, como o Centro de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência (CRAM), o Núcleo de Combate ao Câncer de Mama, a Rede Mulher, o Sebrae Aqui Mulher, cursos de capacitação, além do setor de esportes e atividades que promovem saúde e bem-estar.
Daniel Aguiar de Souza, de 34 anos, bolsista do programa Renascer, compartilhou sua experiência:
“Fiquei muito impressionado com a estrutura da Secretaria da Mulher. Antes, eu achava que era um espaço voltado apenas ao atendimento de casos de violência, mas quando cheguei aqui, vi algo muito maior. É um ambiente totalmente integrado, que oferece oportunidades reais para que a mulher retome sua vida com dignidade. São cursos, atividades, esportes, informação. Tudo pensado para apoiar, capacitar e acolher”, relatou.
Sobre o Renascer
O projeto Renascer é voltado a pessoas que estiveram em situação de rua e hoje estão acolhidas na Cáritas – Casa São Francisco de Assis. A iniciativa promove o acesso ao trabalho, à capacitação e ao acolhimento. Desde sua criação, o programa já acolheu 147 pessoas. Dessas, 75 conseguiram alugar suas próprias casas, 41 estão trabalhando com carteira assinada ou em empregos informais, e 20 passaram a viver com familiares ou amigos.




