Terapia transformadora: Barueri celebra Dia Nacional da Equoterapia

- 09 de agosto de 2021

Melhorar a postura, a coordenação motora, a sensibilidade tátil, o equilíbrio e até a estimulação de afeto está entre tantos outros benefícios comprovados por centenas de famílias que tiveram contato com a Equoterapia – terapia com cavalos –, que é oferecida pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri (SDPD).

No dia Nacional da Equoterapia, celebrado em 9 de agosto, conheça mais um relato emocionante dessa eficiente prática terapêutica.

“Houve uma evolução de noventa por cento da melhora da minha filha, não só física, mas também mental. Geralmente ela tem dificuldade de acordar cedo, mas quando é dia de equoterapia, ela demonstra o contrário, e sempre está bem disposta. Ela brinca e interage e é muito gratificante ver nitidamente o resultado”, conta a gerente comercial Leidy Aparecida Martins Albuquerque da Silva, mãe de Giovanna, de 10 anos, que frequenta a equoterapia em Barueri.

Giovanna tem uma síndrome rara, classificada como Hipomelanose de Ito com traços de Blaskos, que compromete o desenvolvimento neuropsicomotor. De acordo com a equoterapeuta Eliane Baatsch, que atua no Centro Municipal de Equoterapia de Barueri, a prática contribui desde a coordenação motora até a comunicação.

“No caso da Giovanna, o tratamento melhora a interação, socialização, organização, equilíbrio, adequação de tônus muscular, comunicação, adequação postural, marcha, coordenação motora e estabilidade de humor”, explica.

A mãe da jovem relata que toda semana ela leva uma frutinha para o animal, conseguindo interagir com o cavalo, e afirma que “ela não vê a hora desse momento”, conta Leidy, empolgada.

A oferta de cenouras e maçãs não são apenas simples “mimos”, mas também faz parte do tratamento que estabelece um vínculo com o animal e trabalha as estimulações sensoriais.

“Minha filha já é uma criança muito feliz, isso só aumentou a satisfação dela de poder fazer uma atividade a mais. A equoterapia faz parte da nossa vida”, declara.

O Centro Municipal de Equoterapia de Barueri fica na Alameda Bilbao, 01, Alphaville Empresarial. Para conhecer mais sobre a Equoterapia da SDPD, entre em contato pelo e-mail sdpd.faleconosco@barueri.sp.gov.br.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp