Resgate Animal dá nova chance a pets abandonados

- 09 de setembro de 2022

O trabalho desenvolvido pelos profissionais que atuam no Resgate Animal de Barueri significa uma segunda chance aos animais domésticos abandonados pelas ruas. O socorro é voltado aos pets sem um tutor e que estejam feridos ou doentes e também aqueles que demonstrem comportamento agressivo ou de risco aos demais.

O serviço é disponibilizado pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema). Ao serem resgatados, esses animais são levados ao Cepad 2 (Centro de Proteção ao Animal Doméstico), onde recebem todo o tratamento necessário até a socialização, quando são colocados para adoção responsável.

A ação do Resgate Animal anda de mãos dadas à adoção, afinal, novas vagas são liberadas ao passo que os animais acolhidos encontram uma família, liberando espaço para o socorro de outros bichinhos.

O Projeto
O Resgate Animal surgiu juntamente com o Cepad 2 através do Decreto Municipal 8.857, de 05 de outubro de 2018, tendo como objetivo assistir animais abandonados que estejam muito feridos e/ou doentes, dando-lhes atendimento veterinário adequado até sua total recuperação. O Cepad 2, por sua vez, conta com ambulância semi-UTI, veículo de resgate para animais de grande porte (cavalos, porcos), sala de atendimento, centro cirúrgico, laboratório para exames, baias de recuperação, veterinários e cuidadores.

Números do serviço
O Resgate Animal iniciou sua atuação em 2019. Dessa data até agosto deste ano foram atendidos pelo serviço 3.124 animais, sendo a maioria deles cães e gatos (3.042). Animais de grande porte também integram a lista, totalizando 81 entre equinos, muares, mulas e burros, como se pode ver na tabela abaixo.

Animais

2022 (De jan. até ago.)

Total geral

Cães e Gatos

Equinos

Muares, mulas e burros

Porco

Total por ano

Muita história pra contar
O gestor administrativo da unidade 2 do Cepad, Willian Pereira Basto, conta que não são poucos os casos de salvamento que emocionaram toda a equipe pela força de vontade dos pets em sobreviver. É o caso da cachorrinha Fryda.

“No dia 17 de abril deste ano a equipe do Resgate Animal foi acionada para um chamado envolvendo o resgate de canino com o intestino exposto. O animal estava extremamente debilitado com prolapso retal (quando o reto é projetado para fora do ânus e não retorna para sua posição normal), alça intestinal de aproximadamente 40 cm, apresentando aspecto necrosante e odor muito ruim, sendo necessário uma enterectomia (remoção de um segmento do intestino). Após o procedimento e a recuperação houve a surpresa de toda a equipe, pois o animal estava se alimentando e evacuando normalmente. E após 25 dias do resgate, ele já estava apto para adoção e ganhou uma nova família, sendo nomeado como Fryda”, detalha Basto.

Glória, uma égua que hoje contribui com a terapia ofertada a pessoas com deficiência no Centro de Equoterapia da Prefeitura, mantido pela SDPD (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência), também é sinônimo de superação, conforme contou o gestor.

“Em agosto de 2020 fizemos o resgate de um equino que caiu numa vala. O animal estava extremamente debilitado, não conseguindo se manter em pé, em situação caquética e com sua saúde extremamente comprometida. Ele era vítima de maus-tratos, o que não necessitou somente de cuidados básicos, como se alimentar, ingerir água e realizar necessidades fisiológicas, mas também de um amparo emocional, complementando o tratamento do equino. Hoje ele está totalmente recuperado, recebeu o nome de Glória e presta um belíssimo trabalho no setor de Equoterapia de Barueri, ajudando na recuperação e na qualidade de vida de diversas pessoas”, orgulha-se Willian.

Vida nova
Quando animais de grande porte recebem alta e não são reclamados por seus responsáveis num prazo de cinco dias, eles são disponibilizados para a adoção por parte de centros especializados, como hípicas ou o próprio Centro de Equoterapia de Barueri e afins.

Todos os animais resgatados, além de todo o tratamento necessário a cada caso, são vacinados, castrados, microchipados e vermifugados e, a partir daí, são encaminhados à unidade 1 do Cepad para que recebam a adaptação necessária e sejam colocados para adoção.

Hoje o Cepad 1 conta com, aproximadamente, 120 pets para adoção. Os interessados em ofertar uma nova vida a essas criaturinhas podem comparecer ao local todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados, das 9h às 16h. Para adotar é preciso apresentar documento oficial com foto (RG, CNH) e assinar um termo de posse responsável. Importante considerar que todo bichinho precisa de alimentação adequada, cuidados veterinários, espaço limpo e arejado e, claro, muito amor e atenção.

Serviço
O Resgate Animal pode ser acionado pelo telefone (11) 4706-3953 (geral) ou pelo WhatsApp (11) 94159-5003. O serviço destina-se exclusivamente a animais sem tutor que estejam feridos ou doentes.

A unidade 1 do Cepad, onde estão os animais para adoção, fica na rua Vera Cruz, 340, no Bairro dos Altos. Os telefones para contato são: (11) 4198-0819 (WhatsApp) / 3164-9735.

Siga também o Cepad no Instagram e no Facebook.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp