Temp

Viveiro Municipal continua com doação de mudas a munícipes

- 10 de março de 2023

O Viveiro Municipal de Barueri continua disponibilizando gratuitamente mudas de plantas para moradores e empresas interessados. Mantido pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), o Viveiro fica dentro do Parque Ecológico, na avenida doutor Dib Sauaia Neto, 1600, em Alphaville. 

O interessado deve ir à sede da Sema (avenida Henriqueta Mendes Guerra, 1124 – Jd. São Pedro) e retirar uma autorização, que tem validade de 15 dias, para que compareça ao Viveiro Municipal e busque suas mudas. Podem ser retirados até cinco exemplares por CPF. O serviço está disponível para moradores de Barueri com idade a partir de 16 anos.  

Plantio 
Quando se trata de plantas de pequeno porte, o plantio fica a cargo do próprio solicitante. Já para mudas de médio e grande porte, o Viveiro executa essa função. Para o processo de compensação (reposição de árvores retiradas de determinado local, podendo elas serem plantadas em outros pontos) é realizado pelo munícipe com indicação e orientação da Sema.  

Importante lembrar que a pessoa responsável pelo plantio, ao solicitar a muda, assume o compromisso e a responsabilidade de manutenção pelo período de quatro anos. 

A Secretaria também realiza plantios constantes em diversos pontos do município. O secretário da Sema, Marco Antônio de Oliveira (Bidu), que também é biólogo, cita algumas áreas que receberam as mudas recentemente. “A avenida Exército Brasileiro, a Estrada Velha de Itapevi, a avenida Anhanguera, próximo ao cemitério, são alguns dos locais que fizemos alguns plantios. Eles irão atenuar os danos do desmatamento e das queimadas em Barueri e para recomposição de áreas verdes, melhorando a qualidade de vida de quem frequenta a região”, explica Bidu.