Temp

Novos conselheiros tutelares tomam posse em Barueri

- 10 de janeiro de 2020

Eleitos em outubro do ano passado, 10 novos conselheiros tutelares de Barueri foram empossados em uma cerimônia que contou com a presença de autoridades e munícipes no auditório da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, na manhã da sexta-feira (10). Os 10 suplentes também foram diplomados. 

O Conselho Tutelar de Barueri funciona desde 1993. Através da lei municipal 1.107/99, desde 1999 cinco conselheiros titulares e cinco suplentes são escolhidos pela comunidade através de processo eleitoral. A partir de 2016, a cidade passou a contar com duas unidades: o Conselho Tutelar 1 (zona eleitoral 199) e Conselho Tutelar 2 (zona 386). 

O Conselho Tutelar é de responsabilidade do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e de fiscalização do Ministério Público. De acordo com a presidente do CMDCA de Barueri, Mariana de Oliveira Leite, “esses conselheiros têm a grande responsabilidade de zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes da nossa cidade evitando que ocorram violações, garantindo mais segurança, proteção e cidadania”.  

“Ser conselheira tutelar é uma experiência de vida. Estou ansiosa para novamente fazer valer o direito das crianças e adolescentes da nossa cidade”, comentou Sara Flor de Maio Santos, que inicia seu terceiro mandato no Conselho.  

A Prefeitura subsidia o Conselho Tutelar através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads) fornecendo suprimentos, materiais e pró-labore. “É um trabalho muito importante e significativo”, afirma a secretária da pasta, Adriana Bueno Molina.  

“A Sads já realiza uma série de serviços em prol da criança e do adolescente. Temos seis Cras (Centros de Referência e Assistência Social), que atuam nos lares e com ações socioeducativas de prevenção de violação de direitos e, além disso, temos o Creas (Centro de Referência Especializada de Assistência Social), que atua quando os direitos são violados. E para 2020 temos projetos de capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho para nossos jovens e adolescentes”, concluiu a secretária. 

Os novos conselheiros já iniciaram os trabalhos, que seguem até 2024. O serviço é público e está à disposição da população 24 horas por dia. 

O Conselho Tutelar 1 fica na rua Abel, 185, Jardim São Pedro (telefones: 4199-0486 e 4198-5994). O endereço do Conselho Tutelar 2 é rua Elvira Lefevre Salles Nemer, 178, Jardim São Pedro (telefones: 4198-0549 e 4198-5344). 

 


Veja ao vídeo 

Temp Temp Temp