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Com sistema modernizado, agentes de trânsito de Barueri adotam registro digital

- 10 de janeiro de 2025

Desde novembro de 2024 que os agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb), da Prefeitura de Barueri, estão indo para as ruas equipados com modernos tablets (dispositivos eletrônicos portáteis que cumprem a função de um computador e de um smartphone).  

Isso porque esses agentes passaram a registrar as ocorrências de trânsito de forma digital durante a rotina operacional, conforme o novo protocolo de modernização de documentos adotado pela Secretaria. A Semurb justifica que os formulários digitais foram criados para substituir os documentos em papel, já que eles agilizam o processo e aumentam a confiabilidade dos dados. 

O processo de digitalização está priorizando os registros manuais de maior impacto, como Inspeção Veicular, Atividades do Agente e Alteração Viária. Para tanto, está sendo utilizada a plataforma Google Workspace, que também permite a integração, a comunicação e a automação de processos. 

Com os novos Relatórios de Serviços Operacionais Digitais (SRO-D), a Semurb vai muito além de modernizar suas operações, mas otimiza recursos e garante maior eficiência na gestão da mobilidade urbana em Barueri.  

Facilidades 
De acordo com o superintendente administrativo da Semurb, Jaime de Souza Matos, a atualização do antigo Relatório de Serviço Motorizado (RSM), por exemplo, acompanha algumas facilidades para o agente de trânsito. 

“Ele não apenas permite o registro, mas também o acionamento de outros setores diretamente pelo Google Workspace, como veículos em situação de abandono, que vão direto para a seção de Remoções, semáforo avariado ou intermitente, que vai direto para a seção de Sinalização Luminosa, entre outros”, detalha Matos.  

Barueri sem Papel 
A migração para o formato digital está alinhada às diretrizes do programa Barueri Sem Papel, uma iniciativa da Prefeitura para eliminar o uso de papel na administração pública. 

O programa amplia e facilita o acesso da população e de órgãos municipais a documentos e recursos, desburocratizando e agilizando processos. Essa modernização visa tornar os serviços mais eficientes e sustentáveis, com foco em economia de recursos públicos, eficiência, transparência, modernização e respeito ao meio ambiente. 

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