Temp

Pontos MIS: Sábado tem clássico “Nanook”, percursor do gênero documentário

- 10 de junho de 2020

O Pontos MIS, programa de difusão cultural, realiza semanalmente a exibição digital de um filme seguido de bate-papo ao vivo no canal do YouTube do MIS. Esta edição celebra os 98 anos do clássico documentário “Nanook, O Esquimó” (Nanook of the North, dir. Robert Flaherty, EUA, 78 min, livre). O programa é uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri e o Museu da Imagem e do Som.

O filme será exibido gratuitamente, mediante inscrição prévia por meio deste link a partir de quinta-feira (dia 11).

A sessão, que acontece neste sábado (dia 13) às 16h, será seguida por bate-papo ao vivo, às 18h, com o professor e crítico de cinema Cássio Starling e com a documentarista Daniela Gonçalves.  No primeiro documentário de longa-metragem produzido no mundo, o diretor Robert Flaherty registra a vida e as relações dos inuit, indígenas esquimós, por meio de Nanook e sua família.

A preocupação do filme é enfatizar os costumes tradicionais dos esquimós de Port Huron, perto da Baía de Hudson, no Canadá. Robert Flaherty introduziu inovações cinematográficas e um olhar sob as culturas tradicionais que influenciou de maneira decisiva o gênero documentário de caráter antropológico, abrindo espaço para refletir sobre ficção/realidade, encenação, entre outros temas.

#MISEMCASA
A campanha #MISEMCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19.

Temp Temp Temp