Temp

Barueri supera novamente a média nacional em relação ao CadÚnico 

- 10 de junho de 2019

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social obteve, pela terceira vez, um aumento significativo na nota do Ministério da Cidadania no quesito atualização do Cadastro Único. A nota do Município em relação à taxa de atualização cadastral (TAC) saltou de 0,55 (em fevereiro de 2017) para 0,87 em fevereiro de 2019. Isso significa um aumento de 58,18%.  

O programa Bolsa Família é do governo federal e é gerenciado pelo Ministério da Cidadania. A TAC é calculada levando em conta o número de famílias que tem seu cadastro atualizado no sistema CadÚnico. Esse cadastro é feito pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), equipamentos da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS). Para se ter uma ideia, a média nacional é 0,86. Segundo relatório do Ministério da Cidadania, uma taxa alta significa que “o cadastro do município está bem focalizado e atualizado, ou seja, a maioria das famílias cadastradas pertence ao público-alvo”. 

“Os esforços foram concentrados para que essa taxa se mantenha em elevação. Cabe ressaltar que subimos o índice expressivamente por conta do foco na ação de atualização cadastral. Sabemos que esse número tende a estabilizar e a tendência é que Barueri se mantenha dentro da média nacional”, explica Regiane Rodrigues de Souza, responsável pela diretoria de Proteção Social Básica.  

Cadastro Único 
O Cadastro Único é o sistema que registra as informações sobre cada família de baixa renda, identificando seus membros e suas condições econômicas e sociais. O governo federal utiliza os dados desse cadastro para conceder benefícios de programas sociais tais como Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Programa Bolsa Família, entre outros. 

Hoje, Barueri tem 20.861 famílias inseridas no Cadastro Único. Destas, 18.216 atualizaram seu cadastro nos últimos dois anos. Para a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Adriana Bueno Molina, o aumento no índice “reflete o excelente trabalho desenvolvido pelos Cras e o apoio da gestão municipal aos programas sociais com foco na inclusão digital”.