Temp

Dança da Vida e Saga são as canções vencedoras do Femupo 2022

- 10 de outubro de 2022

O Festival de Música Popular Brasileira – Femupo, criado pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) de Barueri, existe há 49 anos e em cada edição são revelados novos talentos de todo o Brasil. Nesta edição de 2022, o Centro de Eventos recebeu a apresentação de músicos de Minas Gerais, Santa Catarina, interior de São Paulo e capital, que disputaram as premiações e juntas totalizaram R$69 mil.

Na sexta-feira e no sábado, dias 7 e 8, foram realizadas as eliminatórias. A finalíssima aconteceu no domingo e contou com quatro apresentações de canções na categoria Prata da Casa (moradores de Barueri) e 10 canções na categoria Livre.

O musicista Paulo Barros, morador do bairro Regina Alice, sempre participa do Femupo e foi o grande vencedor da categoria Prata da Casa com a canção “Dança da Vida”. Ele também recebeu o prêmio “Aclamação Popular” pela canção que recebeu mais aplausos, segundo o decibelímetro – medidor de decibéis. O músico celebrou a vitória: “achei muito difícil essa edição, as pessoas são muito competentes, isso enaltece a música popular. Quem ganha é a música brasileira e a música de Barueri. Estou muito feliz com essa conquista”.

Já na categoria Livre, que envolve a participação de artistas de outros estados do Brasil, a grande vencedora foi uma mulher, Valéria Rodrigues Dias Velho, com a canção “Saga”. A música foi interpretada por Graziela Medori. “Tem muita gente talentosa e fazendo belíssimos trabalhos de composição e interpretação no festival. Estou muito feliz de interpretar a canção da compositora Valéria Velho, foi um presente!”, declarou Graziela.

Um dos jurados do Festival, Nuno Mindelis, considerado um dos mais conceituados guitarristas de blues do mundo, avaliou o festival. “É um privilégio poder participar desse festival, fiquei feliz e impressionado com a qualidade de muitos grupos de Barueri e outros lugares. Conheci talentos de Barueri com qualidade surpreendente. Gostaria que o Femupo deslanchasse cada vez mais. A arte e a música mudam as vidas das pessoas, principalmente das crianças”, finalizou.

Para o secretário de Cultura e Turismo, Jean Gaspar, eventos como o Femupo acontecem por conta do investimento feito pela Prefeitura na área cultural. “Estamos de volta com muita satisfação, recebemos grandes revelações que apresentaram trabalhos maravilhosos, foi uma grande surpresa o que vimos aqui. Eu acompanhei todas as apresentações e como gestor público fico muito feliz em poder realizar o Femupo, o festival é um encontro onde as pessoas se divertem e levam muita arte para todo o Brasil”, finalizou Jean.

Confira a lista das músicas premiadas:

CATEGORIA PRATA DA CASA

CANÇÃO

AUTOR

1º lugar – Dança da Vida

Paulo Sérgio de Oliveira Barros

2º lugar – Saudade de Severina

Diego Henrique Gouveia do Nascimento

3º lugar -Bahia de todos os santos, cantos e raças, meu axé

Alex Silva Brito

4º lugar - Caminhar

Jean Carlos da Costa

 

CATEGORIA LIVRE

CANÇÃO

AUTOR

1º lugar - Saga

Valéria Rodrigues Dias Velho

2º lugar – Córgo do Meio

Thobias Jacobi Lieven

3º lugar – Tudo Cai

Demétrius Abdalla Lulo

4º lugar - Rodopiou

José Carlos Barreto Junior

5º lugar – Se não for agora será tarde

Domiciano Lopes de Souza

 

PRÊMIO MELHOR INTÉRPRETE

Inteira

Márcia Jácome Cherubin

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp