
Barueri soma 30,5 km de vias recapeadas até setembro
- 10 de outubro de 2025
Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp
Confira as fotos no Flickr
Resumo:
- Até o mês de setembro, Barueri recapeou 30,5 km de vias por meio do Programa de Recapeamento 2025, cobrindo mais de 90 ruas em diversas regiões da cidade. A iniciativa visa melhorar a segurança, o tráfego e a mobilidade urbana.
- As obras incluem novo asfalto, sinalização e recuperação de estruturas viárias.
Com asfalto novo, destacado pela cor preta e pela sinalização amarela, Barueri somou, até o mês de setembro deste ano, um total de 30,5 km de vias recapeadas pela Prefeitura, por meio do Programa de Recapeamento 2025. O objetivo da nova gestão municipal é manter a cidade segura, bonita e valorizada.
A Prefeitura de Barueri tem ainda o propósito de garantir a segurança de condutores e pedestres, buscando melhorar a qualidade do tráfego de veículos nas vias e facilitar a mobilidade urbana. O recape foi feito em mais de 90 ruas, confira abaixo.
O recapeamento contempla toda a cidade, com foco nas áreas de alta densidade populacional e grande fluxo de veículos. No total, foram pavimentadas 91 vias, como as ruas General de Divisão Pedro Rodrigues da Silva, Acre e José Maria Balieiro, e a avenida da Aldeia (Aldeia de Barueri); ruas Olga e Márcia (Parque dos Camargos); ruas Goiânia e Londrina (Jardim do Líbano); Estrada dos Pinheiros, Estrada das Pitas e rua Seringueira (Parque Viana); rua Araras (Jardim Califórnia); rua Abelardo Luz e avenida Diretriz (Jardim Mutinga); ruas Duarte da Costa e João Rodrigues Nunes (Parque Imperial); ruas Mar da Galileia e Mar de Java (Parque Ribeiro de Lima), além de outras vias no Jardim São Vicente de Paula e na Vila Morellato.
Mais obras de recape
O Programa de Recapeamento 2025 também foi realizado em outros trechos, como a Via Marechal Rondon e a rua Anhanguera, em uma extensão de aproximadamente 3,5 quilômetros, entre a estação de trens Antônio João (Aldeia de Barueri) e o Cemitério e Velório Municipal, na Vila São Francisco, bem como na Estrada Velha de Itapevi (Vila Militar), que faz ligação entre o Jardim Paulista e o Centro.
O projeto inclui a remoção do pavimento antigo (fresagem) e a aplicação de uma nova camada de asfalto, envolvendo também obras de recuperação de guias, sarjetas e a manutenção de tampões das redes de esgoto e águas pluviais.
Sinalização
Para complementar as obras de recapeamento, são realizados os serviços de sinalização viária, como lombadas e faixas de travessia para pedestres. Se necessário, podem ser implantadas linhas divisórias de fluxo.
Asfalto novo
O serviço de pavimentação também é desenvolvido nos projetos viários previstos para entrega neste ano e em 2026, como o prolongamento da avenida Barueri-Mirim, na Vila Márcia; o trecho entre a avenida Ceci (Tamboré) e a rua Tomé de Souza (Parque Imperial); e a nova via que ligará a avenida Pirarucu, na Aldeia de Barueri, ao município de Carapicuíba.




