Empreendedorismo feminino é tema do “Chá de Alices”
- 10 de dezembro de 2024
Na quinta-feira, 5 de dezembro, a Secretaria da Mulher de Barueri realizou a 7ª edição do Chá de Alices, um evento que celebra histórias de sucesso e promove o empoderamento feminino. Este ano, a temática foi “Alices empreendedoras: o desafio de ser mulher e empreender”, reunindo mulheres inspiradoras que compartilharam suas jornadas no universo do empreendedorismo.
O evento foi conduzido por Érika Alves, empreendedora da área de Tecnologia e Inovação, que trouxe insights sobre os desafios e oportunidades para mulheres que buscam empreender. A programação também incluiu uma apresentação cultural especial dos dançarinos Camila Soares e Di Fernandes, que enriqueceram a experiência com arte e expressão.
Significado do Chá de Alices
O nome do evento é uma sigla que representa Conhecimento, Habilidades e Atitude, alinhando-se com o universo simbólico de Alice Através do Espelho, obra de Lewis Carroll. A personagem Alice é um convite para refletir sobre desconstruções e superação de estereótipos.
“Nosso propósito com o Chá de Alices é levar conhecimento de forma lúdica. Um dos símbolos é o relógio, que nos lembra da importância de aproveitar bem o tempo. Para quem tem uma ideia ou projeto, o momento de começar é agora!”, destacou Giani Cristina de Sousa, secretária da Mulher.
Empreendedorismo
O evento levou depoimentos emocionantes de mulheres que transformaram suas vidas por meio do empreendedorismo, como o relato de Larissa Moreira, de 25 anos, descobriu a paixão pela confeitaria em uma oficina de chocolate no Espaço Mulher.
“Comecei vendendo de porta em porta com uma bolsinha térmica e, hoje, participo da Feira da Empreendedora da Secretaria da Mulher. Tenho muito orgulho da minha trajetória”, relatou.
Maria Aparecida Alves, de 59 anos, iniciou seu negócio de marmitas com ingredientes da cesta básica fornecida pela Prefeitura de Barueri. Depois mudou para a área de estética, tornando-se bem-sucedida em ambas as áreas.
“Na época, era mãe solo e não tinha estudo. Hoje sou graduada e sonho em escrever um livro sobre minha história de superação e empreendedorismo”, contou.
Apoio
Camila Alice Gomes, consultora de negócios e gestora do Sebrae Delas em São Paulo, reforçou a importância de apoiar mulheres empreendedoras.
“Mulheres enfrentam desafios como a economia do cuidado e a sobrecarga doméstica, principalmente mães solos. Muitas empreendem por necessidade. O Sebrae Delas está comprometido em empoderá-las e oferecer suporte para que desenvolvam seus negócios com sucesso”, afirmou.
Sebrae Aqui Mulher
Barueri foi pioneira ao instalar o Sebrae Aqui Mulher, um espaço exclusivo para atender empreendedoras. A unidade funciona na sede da Secretaria da Mulher, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida Sebastião Davino dos Reis, 756 – Vila Porto.