Barueri fica em 3º lugar no Programa Município Verde Azul na Grande SP

- 11 de fevereiro de 2019

No dia 20 de dezembro de 2018 aconteceu, no Palácio dos Bandeirantes, o evento de premiação do Programa Município Verde Azul (PMVA), promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente desde 2007. Na ocasião, a contagem dos pontos que classifica os municípios participantes colocou Barueri em 3º lugar na região metropolitana de São Paulo, composta por 39 cidades.

Barueri participa do PMVA desde o começo, por meio da Sema (Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente). Ao todo, 645 municípios integram o projeto que visa “medir e apoiar a eficiência de gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios”, conforme descrito pela organização do Programa.

A diretora do Departamento de Planejamento Ambiental da Sema, Yara Garbelotto, conta que estão sendo empreendidos todos os esforços para que, até 2020, Barueri conquiste a certificação. “Para este ano a meta é melhorar ainda mais nosso desempenho, que atualmente já nos coloca em 3º lugar entre os 39 municípios da Grande São Paulo”, afirma.

Segundo Yara, já foram realizadas muitas medidas em atendimento ao PMVA. Só no ano passado foram 75. “Podemos destacar a elaboração do Plano Municipal de Mata Atlântica, a composição do Órgão Gestor da Política Municipal de Educação Ambiental, a elaboração da cartilha ‘Guarda Responsável de Cães e Gatos’ e do ‘Guia de Arborização Urbana’, as ações de fiscalização ambiental, os projetos em parceria com a Secretaria da Educação, as certificações ambientais da Câmara de Vereadores, a implantação do IPTU Verde, a nascente modelo na Aldeia da Serra, dentre outros”, detalha a bióloga.

Para este ano, além das ações terem continuidade, o plano é ampliá-las. A Sema estuda criar um programa de Pagamento por Serviços Ambientais, implantar placas de captação de energia solar na área do aterro municipal, além de realizar uma consulta pública sobre arborização urbana. “Isso sem contar a construção de dois novos parques: um no Parque Santa Luzia e outro no Chácaras Marco”, frisa Yara.

Dez Diretivas compõem as ações propostas pelo PMVA. São elas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos. Para Yara, é muito importante a participação dos municípios no Programa, já que ele “incentiva a inserção da agenda ambiental dentro das prefeituras, estimulando, por exemplo, a criação de diretorias e/ou secretarias de meio ambiente, de conselhos municipais de meio ambiente e de programas em diversas áreas (arborização urbana, educação ambiental, resíduos sólidos etc)”.