Temp

Esterilização e desinfecção é tema de novo treinamento com equipe de enfermagem

- 11 de março de 2020

Um novo treinamento junto aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) vem acontecendo neste mês de março. Esterilização e desinfecção de materiais é o tema abordado desta vez.

Na segunda-feira (dia 9), a enfermeira responsável técnica Elaine de Fátima Fonseca palestrou junto aos profissionais da rede. Trata-se de uma atualização com relação às boas práticas para o processamento de produtos para a saúde. Tais medidas garantem maior segurança em procedimentos cirúrgicos, prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde e ao uso seguro de equipamentos e materiais.

Elaine explicou que o reprocessamento de materiais de uso nas UBSs deve seguir uma legislação federal, que é a RDC nº 15, de 15 de março de 2012. Ela dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para a saúde, dentre outras providências. Além disso, há o Protocolo Operacional Padrão, de cunho municipal, que também deve ser seguido.

“Esse treinamento foi montado com base na legislação e baseado no nosso protocolo, na nossa realidade. A gente está falando como o profissional deve receber esse material na unidade dele, como deve ser a lavagem desse instrumental. Há alguns processos que envolvem produtos químicos, então mostramos qual produto ele deve utilizar, qual o tempo, a recomendação do fabricante e tem alguns testes também que devem ser feitos. Hoje ensinei o passo a passo e reforcei pra eles a importância e porque alguns testes, alguns processos têm que ser feitos na Unidade Básica de Saúde”, especifica Elaine.

Todos os anos a Diretoria Técnica de Enfermagem, da Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (CABS) revê esse protocolo e treinamentos como esse mantêm os profissionais atualizados quanto mudanças em alguns processos, novas legislações etc. “A gente faz uma nova verificação desse protocolo. Eu falei sobre o que foi acordado, pois há processos específicos que a gente vai tentar padronizar na rede toda”, finaliza a enfermeira.

Um novo encontro deve ocorrer no dia 23 com a também enfermeira responsável técnica Claudia Regina Costa Silva, pois todos os servidores da área devem passar pelo treinamento.

Temp Temp Temp