Jovens recebem certificado de tecnólogos em parceria da Prefeitura com ETEC

- 11 de março de 2022

“Foi o curso que mais gostei de fazer, até consegui montar uma empresa durante as aulas”, comemorou Raiane Rodrigues Santos, de 17 anos, com o certificado em mãos do curso de marketing digital e vendas em redes sociais. Raiane está entre os 23 estudantes que concluíram um dos dois cursos promovidos graças à parceria do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), da Prefeitura de Barueri, com a ETEC Antônio Furlan - Barueri, do Centro Paula Souza.

Nesta quinta-feira (dia 10) aconteceu a cerimônia de entrega dos certificados aos participantes. O outro curso foi o de criação de sites e plataformas digitais.

A mãe de Raiane, Marilene Rodrigues de Matos, ficou bastante entusiasmada com a conquista da filha. Elas vieram de Tucuruí, no Pará, para viver em Barueri. “É uma oportunidade muito boa para os jovens. De onde viemos não temos o oferecimento de iniciativas assim. A gente só tem a agradecer”, completou.

Luis Eduardo Alves de Souza, agora tecnólogo em criação de sites e plataformas digitais, ressaltou a qualidade e o formato das aulas. “Quero trabalhar nessa área de tecnologia da informação e o curso ajudou bastante”, disse o estudante, que faz o ensino médio na Escola Estadual Toufic Joulian.

Capacitando os jovens de Barueri
O CIT, juntamente com a ETEC, formou uma parceria para oferecer cursos técnicos e profissionalizantes gratuitos a estudantes da rede pública. Ao completar o curso, o aluno tem um certificado de tecnólogo num período relativamente curto, de seis meses.

Para se inscrever, os estudantes precisam ter renda familiar de até três salários mínimos, entre 14 e 24 anos e estudar em escola pública. Além disso, o estudante recebe uma ajuda de custo de R$ 600,00 (em quatro parcelas) durante o curso, que tem em média 120 horas/aula. Os próximos cursos ainda estão em preparação, mas devem ter suas inscrições abertas em breve. Fique ligado nos canais oficiais da Prefeitura de Barueri para não perder nenhuma novidade.

A coordenadora da ETEC Antônio Furlan - Barueri, Célia Aparecida da Silva, comentou que a iniciativa superou as expectativas. “Esta primeira turma foi experimental e os trabalhos de conclusão dos cursos foram excelentes”, disse ao acrescentar a relevância dos cursos no atual cenário do mercado de trabalho no que diz respeito aos campos de inovação e tecnologia.

A sinergia da iniciativa com o mercado de trabalho também foi ressaltada por Érika Alves, coordenadora de Comunicação dos Projetos de Inovação no CIT. Mesma linha do secretário de Inovação e Tecnologia, Jonatas Randal: “iniciativas como esta, para capacitar os alunos e alunas de acordo com as mais recentes demandas do mercado, é o que buscamos oferecer para que nossos cidadãos possam não apenas estar alinhados com as tendências de mercado, mas também tenham a possiblidade de empreender”.