Temp

Gibiteka inaugura hoje seção para fanzines

- 11 de abril de 2019

A Gibiteka Professor Max Zendron (rua Rio Grande do Sul, 234, vila Boa Vista), que abriga um acervo especializado em histórias em quadrinhos, além de espaço dedicado à cultura geek, inaugura neste sábado (dia 13), a partir das 11h, uma seção específica para fanzines. Será a primeira gibiteca pública da Grande São Paulo onde haverá uma fanzinoteca ativa.  

Para constituir o acervo que comporá a “Fanzinoteka Thina Curtis”, a Gibiteka recebeu mais de 100 fanzines de autores de todo o Brasil e até do exterior. Para a inauguração da nova seção, a Gibiteka convidou os organizadores da “Fanzinada” para fazer parte da programação do dia. Trata-se de um encontro de autores de fanzines que periodicamente se reúnem para divulgar e apoiar artistas que se dedicam a esse tipo de publicação. 

Os fanzines são publicações autorais impressas de forma independente. Seus autores costumam expressar suas ideias e pensamentos, podendo ser políticas, sociais, literárias, histórias em quadrinho, poesias, ou mesmo dedicadas a grupos musicais, artistas, filmes e qualquer outro tipo de manifestação cultural. Os fanzines podem ser feitos por qualquer pessoa, geralmente com produção artesanal e distribuição de baixo custo.  

Programação do dia da inauguração da Fanzinoteka: 
11h30 - Abertura - Atelier Criativo/Oficinas de Quadrinhos, Ilustrações, Fanzines Gibiteca Balão; lançamento de fanzines,  Feira de Artesanato Nerd etc. 
13h - Palestra “Quadrinhos e Cinema”, com o especialista Nobu Chinen; 
14h - Palestra “Batman 80 Anos: Dos Quadrinhos ao Imaginário Coletivo”, com Laluña Gusmão Machado; 
15h – “Rumo ao Dia Nacional do Fanzine”, com Gazy Andraus; 
15h40 -  Bate Papo “Literatura&HQ : Muito bem, CAROLINA” com Sirlene Barbosa e João Pinheiro, ganhadores do Troféu Angouleme;  
16h20 - Palestra “Fanzines: Experiência Multidisciplinar em Sala de Aula”, com Carlos Nacci coordenador do Naahs/Londrina. 

Mais informações: (11) 4198-0229. 

Temp Temp Temp