HMB reabre brinquedotecas após reforma

- 11 de maio de 2022

Um espaço lúdico, colorido, com diversos recursos para distrair e alegrar a criançada. Acredite se quiser, mas esse ambiente existe e está dentro de um hospital.

O Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB) promoveu na segunda-feira (9) a reabertura das suas duas brinquedotecas, que estavam fechadas desde o início da pandemia de Covid-19. Além da reforma, houve a compra de brinquedos novos, uma TV e um videogame para cada uma das salas.

Os espaços ficam abertos de segunda a sábado, em períodos alternados, e têm sempre a presença de uma auxiliar pedagógica e do acompanhante da criança.

Segundo Patrícia Netzer, psicóloga que atua na área de Humanização do HMB, o brincar ameniza eventuais traumas, pois oferece à criança uma perspectiva mais agradável do hospital. “A brincadeira faz parte do processo de recuperação, que é uma modificação da rotina da criança. Trazer o brincar para o período da internação proporciona bem-estar e faz com que este momento seja mais leve, tanto para as crianças quanto seus familiares”, disse.

Por determinação do Serviço de Controle de Infecções Hospitalares, podem permanecer no local no máximo três crianças por vez, com seus respectivos responsáveis, e as sessões serão de 30 minutos, com um intervalo aproximado pelo mesmo período para que seja realizada a higienização da sala e dos brinquedos.

O plano de atividade oferecido diariamente, de acordo com o dia da semana, pode conter atividades diversas, como arte, pintura, musicalização, jogos, contação de histórias e outras atividades lúdicas livres e do interesse das crianças internadas.

Temp Temp Temp Temp