Junho Vermelho: campanha incentiva a doação de sangue

- 11 de junho de 2021

Durante o inverno é comum que os bancos de sangue de todo o país fiquem desfalcados, já que essa é a temporada de doenças respiratórias e também quando as pessoas menos saem de casa.

Por isso foi criada a campanha Junho Vermelho, com o objetivo de alertar para a importância de fazer a doação o ano todo. Também nesse mês, no dia 14 de junho, celebra-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para sensibilizar as pessoas e lembrá-las da importância desse gesto que pode salvar vidas.

Em Barueri, de acordo com a Lei Municipal 2.499/2017, de autoria do vereador Wilson Zuffa, o movimento integra o calendário oficial da cidade anualmente, trazendo maior mobilização para esse tema tão importante (consulte a lei AQUI).

Com as regras de isolamento social, necessárias para conter a pandemia causada pela Covid-19, também têm feito com que as doações caiam consideravelmente, fazendo com que os estoques de sangue atinjam níveis preocupantes.

Com o slogan “Seja do tipo que ajuda”, a campanha de doação de sangue de Barueri incentiva que todos sejam doadores, não apenas neste mês de mobilização, mas o ano todo, afinal, todos os dias os estoques do banco de sangue salvam vidas. A doação de sangue é um dos maiores atos de amor. Cada bolsa de sangue é capaz de salvar até quatro pessoas.

Quem pode doar
Condições favoráveis para doar sangue:
• Estar em boa condição de saúde;
• Ter se alimentado pelo menos três horas antes da doação;
• Apresentar idade entre 16 e 69 anos;
• Pesar mais de 50 quilos;
• Dormir ao menos quatro horas antes da doação e se apresentar descansado.

Covid e vacinas
Candidatos que foram vacinados contra a Covid-19 só podem doar 48 horas após cada dose, no caso da vacina Coronavac; sete dias após cada dose da vacina da AstraZeneca; e sete dias após cada dose da vacina da Pfizer.

Quem tomou a vacina contra gripe deve aguardar por 48 horas para doar.

Candidatos infectados pela Covid-19 são considerados inaptos por um período de 30 dias, após recuperação clínica completa (assintomáticos). Quem teve contato direto (domiciliar ou profissional) com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 deve aguardar 14 dias após o último dia de contato para fazer a doação de sangue.

Profissionais da saúde (médicos, enfermeiros e outros) que trabalham diretamente com pacientes de Covid-19 devem aguardar 14 dias após o último dia de contato para doar sangue.

Onde doar
Clique AQUI para conferir os locais que dispõem de Bancos de Sangue e seus horários de funcionamento.

Em Barueri o Banco de Sangue fica na rua Ângela Mirela, 354, Boa Vista, nas dependências do Hospital Municipal e Barueri (HMB), que neste período atende apenas com agendamento. Basta entrar em contato de segunda a sexta-feira, durante o horário comercial, nos telefones 4199-3100 ou 4573-7800, ou pelo e-mail faleconosco@prosangue.sp.gov.br.

Para doar é obrigatória a apresentação do documento de identificação original com foto emitido por órgão oficial.

Temp Temp