Temp

8 de março: Terceiro setor e empreendedorismo se destacam sob o comando das mulheres

- 12 de março de 2023

Barueri, a cidade que mais abriu vagas de emprego em 2022 no país, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, tem atraído inúmeras empresas - só no ano passado foram mais de 7.300 novos negócios registrados na cidade -, muitos liderados por mulheres. Além dos setores de serviços, comércio e indústria, que ocupam as primeiras colocações no ranking local, o público feminino tem tido destaque também na área social.  

A Kicaldo Alimentos, sediada há quase 25 anos em Barueri, tem uma divisão dedicada ao terceiro setor gerenciada por uma mulher. A sócia-proprietária, Marcia Bortolanza, responsável em promover a mobilização de recursos para inúmeras causas em diversos estados do país, atua há mais de 30 anos nessa área, desde a fundação da Kicaldo.  

“Como o alimento é um produto de primeira necessidade, nós temos muitas solicitações e procuramos sempre contribuir com algum tipo de ajuda. Quando iniciamos esse trabalho social, o setor ainda não era tão promovido dentro das empresas como nos dias atuais. E tem sido uma grande satisfação estar à frente deste setor. Acompanho as necessidades de perto de cada entidade, faço visitas, checo se estão chegando as doações e procuro promover parcerias, entre outras ações em prol daqueles que mais necessitam”, conta a empresária. 

Marcia, que também é psicóloga e contabilista por formação, foi diretora voluntária de comunicação, marketing e captação de recursos da Associação Beneficente Comunidade de Amor Rainha da Paz, é voluntária e mobilizadora de captação de recursos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Barueri, e autora do livro “E depois que o coração aperta?”, obra escrita junto com a jornalista Even Sacchi sobre solidariedade e ensinamentos referentes ao terceiro setor. 

Com toda essa experiência, diz acreditar no olhar humano da mulher como um diferencial no crescimento de qualquer empresa. “O poder da mulher é imenso, ela consegue ocupar vários lugares e tarefas ao mesmo tempo. Acho que ela é muito sensível especialmente nas causas sociais, cuida e zela como ninguém. Quando fazemos algo por amor, as coisas acontecem e deixam legado. E é isso que eu quero, deixar um legado para proporcionar um país melhor, mais igualitário para todos”, conclui. 

Empreendedorismo 

Outro exemplo de mulher que tem tido um crescimento é a empreendedora. O sonho de ter um negócio próprio motivou a profissional da área da beleza e moradora do Parque dos Camargos, Evelyn de Arruda Ferreira, a abrir um salão há dez anos, mas sem preparo administrativo acabou sendo fechado no prazo de seis meses. Persistente, ela que já tinha se especializado como cabeleireira e manicure, passou a atender as clientes em sua própria casa. Dessa forma, economizava no valor do aluguel de um estabelecimento e conseguia fazer o horário sem interromper a rotina de trabalho. 

Uma das formas de incentivar esse público a ingressar no mundo dos negócios foi a inauguração do posto do Sebrae Aqui Mulher, em 2021, realizada pela Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria da Mulher, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), localizado dentro do Espaço Ruth Cardoso, na sede da secretaria. 

Neste mesmo período, a profissional decidiu abrir a sua MEI e sair da informalidade, obtendo os benefícios previdenciários, como aposentadoria e auxílio-doença, por exemplo. “Fico feliz em dizer que sou mais uma empreendedora. Dessa forma comecei a ter mais visibilidade. Dei início às divulgações nas redes sociais, com o apoio do meu marido e de uma amiga, e minha rede de contato tem aumentado. Acredito que a mulher tem essa versatilidade em fazer inúmeras tarefas e mesmo assim, dar conta. Isso que eu tenho feito”, conta Evelyn Ferreira. 

Temp Temp Temp Temp