
Barueri terá nova Maternidade Municipal na Vila Porto
- 12 de agosto de 2025
Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp
Resumo:
- A Prefeitura de Barueri inicia neste mês de agosto a construção da nova Maternidade Municipal na Vila Porto, com entrega prevista para 2027.
- A unidade terá quatro andares, estrutura moderna e sete vezes mais espaço que a atual.
- Serão oferecidos serviços obstétricos e neonatais com ampla área de atendimento e lazer no entorno.
Com o objetivo de ampliar e qualificar os serviços de atenção à saúde materno-infantil, oferecendo instalações com mais conforto, segurança e modernidade, a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Obras, inicia neste mês de agosto, na Vila Porto, a construção da nova Maternidade Municipal de Barueri. A maquete está em exposição no Ganha Tempo de Barueri, na Avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550, no Centro.
O novo prédio será erguido em um terreno de 13.552,24 m², na Avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, esquina com a Rua José Maria Schiavelli, ao lado do Centro de Diagnósticos, em frente ao 18º GB (Grupamento de Bombeiros) e ao Centro de Aperfeiçoamento de Professores (CAP). O prazo de vigência do contrato de execução da obra é de 720 dias, com entrega prevista para agosto de 2027.
A nova Maternidade Municipal terá quatro pavimentos (térreo, 1º, 2º e 3º andares), somando 11.568,60 m² de área construída em frente à Praça Darci Fortunato Novais, equipamento público entregue em 2019 pela Prefeitura de Barueri, no bairro Vila Porto. Com o novo equipamento público, o espaço de lazer contará com cerca de 2.415 m² e permanecerá iluminado, com os seguintes itens: playground, equipamentos de ginástica ao ar livre, bancos, pergolados, jogos de mesa e floreiras.
Saiba mais
Atenção obstétrica e neonatal
A nova Maternidade Municipal terá uma área sete vezes maior do que a atual unidade, que funciona em um espaço de 1.440,00 m², no 1º andar do prédio compartilhado com o Pronto-Socorro Adulto Nair Fonseca Leitão Arantes. Conhecida também como Sameb, a unidade de atenção obstétrica e neonatal atende a população há mais de 40 anos na Rua Professor João da Matta e Luz, nº 262, no Centro.
Modernas instalações
Por meio da obra, a prefeitura também visa à criação de um espaço físico moderno e acessível. A unidade contará com estacionamento de 58 vagas, sendo 43 para funcionários e 15 para o público em geral (02 acessíveis e 02 para idosos).
O prédio terá elevadores, recepção, áreas de espera e atendimento, enfermagem, triagem, pré-consulta, serviço social, coleta e farmácia; 9 consultórios (sendo 6 para atendimentos em geral e 3 para cardiologia/ECG), fisioterapeuta, 1 fonoaudiólogo, 4 salas de pré-parto, 5 salas de parto cirúrgico, 4 salas de parto humanizado, 2 berçários, 14 boxes de internação intensiva para bebês, box de UTI adulto, 16 quartos (com 2 leitos cada), 4 quartos de isolamento adulto e áreas administrativas, além de banheiros feminino, masculino e PCD.





