Campanha de castração atendeu 397 animais neste mês

- 12 de fevereiro de 2020

A campanha de castração gratuita de cães e gatos, que ocorreu nos dias 6 e 7 de fevereiro no Parque Municipal Dom José, atendeu 397 animais. A iniciativa foi organizada pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri com o objetivo de garantir melhor qualidade de vida para os pets e reduzir animais em situação de abandono.

A adesão à campanha estava condicionada ao processo de inscrição que aconteceu no dia 29 de janeiro. Um dos requisitos para o agendamento era o RGA (que pode ser adquirido nas bibliotecas municipais ou no Ganha Tempo). Os inscritos deveriam apresentar o animal no dia do procedimento em perfeitas condições de saúde, comprovante de inscrição e seguir os procedimentos pré-cirúrgicos.

Dentre os 397 pets atendidos, foram 104 caninos machos, 119 caninos fêmeas, 63 felinos machos e 111 de felinos fêmeas. O número de faltantes foi de 178, o que acaba retirando a oportunidade de outros munícipes que não tiveram a chance de agendar no final de janeiro.

De acordo com a dona de casa Claudia Rios, a ação da Prefeitura realiza o controle populacional dos pets evitando o abando. “É bom que não fica com o cachorro na rua, que daí dá cria, os outros acabam não querem e acabam jogando fora”, comentou.

A munícipe Denise Ferreira Miranda, de 33 anos, contou que a iniciativa ajuda muito a população e que já aderiu à campanha mais de uma vez. “Em outras cidades não existe um mutirão como este, é um privilégio. Com esse gato já são seis animais que eu tenho castrados desde o ano retrasado”, relatou.

Já para a protetora de animais Juliane Maiara Guerra Bezerra, a castração ajuda na adoção dos animais. “Auxilia sim, porque para a adoção fica mais fácil, a gente passa uma responsabilidade menor porque não tem a questão da procriação”, informou a ativista.