Festival da Cultura Japonesa acontece neste fim de semana no Parque Municipal de Barueri

- 12 de fevereiro de 2019

Está chegando o final de semana e uma opção de lazer com a família e amigos é conhecer um pouco mais a cultura japonesa. O Barueri Matsuri – Festival da  Cultura Japonesa acontece nesta sexta-feira (dia 15), sábado (16) e domingo (17), no Parque Municipal Dom José, das 10 às 21h. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Barueri através das Secretarias de Cultura e Turismo e de Recursos Naturais e Meio Ambiente.

Durante três dias o público poderá conferir de pertinho apresentações incríveis além de contar com área gastronômica. A milenar cultura japonesa estará presente por meio da dança, da música (como nos instrumentos de percussão do Taiko), da mágica, além de workshops de Mangá, Pixel Art e Oshibana Art. Também haverá desfile de cosplay – para participar o candidato precisa realizar a pré-inscrição no site www.baruerimatsuri.com.br.

Sergio Takao Sato, da Tasa Eventos, uma das empresas organizadoras, destaca que na gastronomia “a Praça de Alimentação terá comida realmente tradicional, muito dificilmente encontrada nos restaurantes japoneses no Brasil”. Entre alguns dos pratos típicos, continua Sato, poderão ser saboreados Takoyaki, Okonomiyaki, Tempurá de sorvete e o hambúrguer de Wagyu (hambúrguer japonês). Também não faltarão os clássicos sushis, temakis e sashimis.

O Secretário de Cultura e Turismo de Barueri, Jean Gaspar, destaca a importância do evento na cidade. “A história de Barueri se confunde com a figura dos imigrantes japoneses que chegaram aqui no começo do século passado. Participam do desenvolvimento da cidade através da agricultura, do comércio e estão integrados no município de Barueri”, comenta. Segundo Jean, em Barueri a comunidade japonesa ajudou muito no desenvolvimento econômico da cidade. Anualmente a Prefeitura de Barueri apoia os eventos, como no ano passado em que foi realizada uma grande exposição em comemoração aos 110 anos da chegada dos japoneses no Brasil. “Homenageamos um grande artista plástico barueriense Sussumo Harada, que completou 90 anos”, lembrou.

Barueri Matsuri – Festival da Cultura Japonesa
Onde:
Parque Municipal Dom José - Rua Ângela Mirella, 500 - Jardim Maria Tereza, Barueri - SP
Quando: Dias 15, 16 e 17 de fevereiro
Horário: Dia 15 (sexta-feira) das 14h às 21h