Temp

Fundo Estrela Guia apresenta metas para 2019 e dá posse a novas conselheiras

- 12 de fevereiro de 2019

Prestar contas das ações de 2018, apresentar as novas integrantes e divulgar as metas para 2019. Estas foram as pautas da reunião das conselheiras do Fundo Social de Solidariedade de Barueri Estrela Guia, ocorrida na quarta-feira (dia 6).

A presidente Sônia Furlan iniciou o encontro dando as boas-vindas a Marisa Alonso Pereira e Cristina França Sodré de Souza Fiorita. Ambas farão parte do conselho no biênio 2019-2020. Marisa trabalhou na iniciativa privada, é integrante do grupo Meninonas e tem forte atuação na questão do meio ambiente. Cristina aposentou-se após trabalhar 35 anos na Prefeitura de Barueri e já foi conselheira do Fundo.

Fundo Social em 2018
Sônia Furlan apresentou às conselheiras um resumo do trabalho no ano passado e divulgou alguns projetos para 2019. “A Campanha do Agasalho foi um grande sucesso, nós adotamos o formato de distribuir somente roupas novas e vamos mantê-lo. Já estamos nos preparando para iniciar a deste ano, que começará com um grande bazar aqui na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS) e precisamos de doações de itens diversos.”

A presidente explicou que com os recursos do bazar, roupas novas serão adquiridas. Sônia falou sobre a retomada dos Núcleos de Moda que confeccionam moletons para a Campanha do Agasalho. Adiantou que está prevista a construção de um novo Núcleo, dentro do Centro Comunitário do Jaraguá-Mirim, espaço que também foi reconstruído e entregue novamente aos moradores do Parque Imperial, oferecendo atividades e oficinas.

Ao mostrar para as conselheiras uma revista com o trabalho do Fundo Social no ano passado, a presidente falou também sobre a recuperação dos Centros de Convivência, sobre a criação e a evolução do Empório Mães Cuidadoras e o programa Renascer, para pessoas em situação de rua. Outro ponto abordado foi a reforma de moradias que será realizada com a ajuda de parceiros. Este programa, que já aconteceu em outros mandatos da gestão dela, passa a chamar-se Morar Bem. Uma das casas está em planejamento com a parceria do grupo Meninonas S/A.

Causas que o Fundo apoia
Além do trabalho que realiza, o Fundo Social de Solidariedade Estrela Guia apoia outras causas como campanhas de auxílio ao Graacc, Apae de Barueri, AACD e Comunidade Rainha da Paz. As questões de maus tratos e abandono de animais, câncer de mama/outubro rosa e a Caravana do Amor também receberam atenção.

Aprovações
As conselheiras aprovaram o direcionamento do recurso do Fundo Social para o pagamento de bolsa-auxílio para 30 alunas que já concluíram a primeira fase do curso oferecido pelos Núcleos de Moda. Com tal decisão, essas pessoas ajudarão na confecção dos agasalhos novos que serão entregues na Campanha do Agasalho 2019 e, ao mesmo tempo, receberão uma renda.

Valéria Fugii, vice-presidente do Fundo, encerrou o encontro falando sobre o incremento do Empório Mães Cuidadoras, os novos cursos que serão oferecidos e o Programa ReNascer que será estendido a mais 26 participantes.

Temp