Temp

UBSs realizam mobilização coletiva para adiantar consultas aos fins de semana

- 12 de abril de 2021

Cerca de 2 mil vagas para consultas de clínica geral, ginecologia e pediatria estão sendo disponibilizadas em uma mobilização coletiva de final de semana realizada pela Secretaria de Saúde de Barueri por meio da Cabs (Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde). Além do atendimento médico, houve também coleta de exames laboratoriais e de Papanicolau.

A primeira ação ocorreu no último final de semana (dias 10 e 11), quando as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Armando Gonçalves de Freitas (Parque Imperial), Hélio Berzaghi (Jardim Paulista) e Pedro Izzo (Jardim Esperança) abriram as portas aos pacientes agendados. Essas três unidades estão sendo referência para todas as UBSs do município durante essa ação, concentrando as consultas de todos os usuários da rede agendados.

“Nós sentimos a necessidade de ofertar mais consultas aos munícipes. Por conta da pandemia que estamos vivendo desde o ano passado, algumas consultas ficaram prejudicadas por conta do atendimento à Covid-19 na Unidade Básica, então resolvemos adiantar um quantitativo de consultas aos finais de semana para que os munícipes fossem atendidos a contento”, explica Regiane Bogusiak Vidic, da Cabs.

Quase 800 atendimentos realizados
Neste primeiro final de semana foram abertas 1.031 consultas, das quais 792 ocorreram. O aproveitamento total da ação foi de 76,82%.

Só no dia 10, quando foi aberta a UBS do Parque Imperial, foram ofertadas um total de 300 vagas. Dessas, 206 foram preenchidas, resultando em um aproveitamento de 68,67%. Já no domingo as três unidades abriram, ofertando juntas um total de 731 vagas. No final do dia, 582 atendimentos foram realizados, chegando a um aproveitamento de 80,16%.

Faltas
De acordo com Regiane, se houver adesão da população, mais mobilizações poderão ser realizadas. Mas para isso é necessário diminuir o absenteísmo (faltas às consultas). As ausências às consultas previamente agendadas causam um grande transtorno aos serviços, que poderiam disponibilizar as vagas a outros pacientes, além de prejuízos aos cofres públicos, já que a Prefeitura precisa garantir a oferta, custeando a mão de obra, a infraestrutura e os insumos necessários.

“Essas consultas foram programadas para esses dois finais de semana de abril, mas dependendo do resultado, se a população achar justo que continue dessa maneira e de fato comparecer, a gente pode pensar em prorrogar esse atendimento nos finais de semana”, declara.

Para o próximo final de semana (dias 17 e 18) serão disponibilizadas outras 918 vagas, aproximadamente, nas três modalidades mencionadas. Apesar da grande quantidade de consultas, os atendimentos estão priorizando todos os protocolos de distanciamento físico e medidas de higiene necessários para conter a contaminação da Covid-19.

Agendamento
Quem estiver precisando pode agendar a consulta pessoalmente em qualquer uma das UBSs da cidade, pelo APP Saúde Barueri, disponível para download gratuito nas principais lojas de aplicativos, e também no Portal da Saúde AQUI.

A UBS é a porta de entrada para os atendimentos médicos da rede municipal. É a partir da consulta com o clínico geral que são feitos encaminhamentos a especialistas e exames quando necessário.