Temp

Serviço de Assistência Especializada de Barueri atende em novo prédio

- 12 de abril de 2023

O Serviço de Assistência Especializada (SAE) de Barueri, ligado à Secretaria de Saúde por meio da Coordenadoria de Atenção Especializada, encontra-se em novo endereço. Em um prédio maior, localizado na rua Padre Donizete Tavares de Lima, 74, na Vila São Francisco, a unidade continua contando com toda estrutura necessária para o atendimento dos pacientes.

A nova unidade é composta por três pavimentos, sendo o subsolo, o térreo e o piso superior, além de 23 salas e elevador de acesso. “Visando a melhora na qualidade do atendimento ofertado e no maior conforto aos pacientes e servidores, houve essa mudança de endereço”, explicou o coordenador da Atenção Especializada da rede, o médico Felipe Ribeiro Cardoso.

Serviços prestados
O SAE atende casos relacionados a Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), hanseníase, micoses endêmicas, prevenção combinada e prevenção da transmissão vertical, além de distribuição de preservativos e realização de palestras informativas.

A prevenção combinada é uma estratégia que faz uso simultâneo de medidas preventivas (uso de preservativo associado a disponibilidade de PrEP e PEP, testagem oportuna e disponível, entre outros). O termo PrEP significa “profilaxia pré-exposição”, na qual a pessoa toma os remédios antes de ser exposta ao vírus; PEP quer dizer “profilaxia pós-exposição”, na qual os medicamentos são tomados após uma provável exposição ao HIV.

E a transmissão vertical diz respeito à infecção do bebê por alguma doença materna (sífilis, HIV, hepatite B) durante a gestação, parto ou amamentação.

Já o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o Centro de Orientação e Apoio Sorológico (COAS), que também fazem parte dessa assistência, são as unidades de saúde de procura voluntária, implantadas a partir de parcerias com estados, municípios e universidades. Elas oferecem o diagnóstico sorológico rápido da infecção pelo HIV, sífilis e hepatites B e C. Os serviços são realizados de forma gratuita, confidencial e anônima, acompanhados de aconselhamento.

Horários
O atendimento do SAE acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e do CTA/COAS, de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h.

Temp