Temp

Secretaria de Mobilidade Urbana inicia formação de 39 novos agentes de trânsito

- 12 de abril de 2024

A fim de suprir a demanda do efetivo e de melhorar a fluidez do trânsito local, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Barueri (Semurb) está treinando desde o dia 1º de abril 39 novos agentes de trânsito aprovados no último concurso público. O aprimoramento vai até junho, quando eles de fato começam a exercer a atividade nas ruas da cidade. 

“Esses 39 novos agentes vão reforçar o patrulhamento viário para que haja continuidade no cumprimento da meta permanente de redução de sinistros, possibilitando que o nosso cidadão possa ir e vir com mais fluidez e segurança no trânsito. Nós trabalhamos com um sistema eficiente que envolve bancos de dados, com informações que qualificam as decisões de dia, hora e local dos sinistros. A população de Barueri tem agentes de trânsito profissionais qualificados para esse objetivo”, orgulha-se Celso Aparecido Monari, secretário de Mobilidade Urbana. 

A formação 
De acordo com a Portaria 966 de 2022 da Secretaria Nacional de Trânsito, os novos agentes de trânsito devem passar por um curso preparatório de 200 horas-aulas, mas em Barueri o processo de formação é mais complexo. “Nossa carga é de 320 horas em aulas teóricas e práticas. Eles são submetidos a avaliação e devem ter aproveitamento mínimo de 70%. Quando vão para as ruas, os novatos trabalham com agentes experientes”, revela José Luiz Pinheiro de Oliveira, coordenador de Mobilidade Urbana. 

Conteúdo programático 
O curso é ministrado em parceria com o Cevat (Centro Educacional de Valorização do Trânsito). Além da legislação de trânsito propriamente dita, os novos agentes recebem instruções de Psicologia Aplicada, Engenharia de Tráfego, Língua Portuguesa, Ética e Cidadania etc. 

“Barueri tem uma frota de 245 mil veículos locais e 100 mil flutuantes dos cinco municípios vizinhos (Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco e Santana de Parnaíba), que transformam o município num corredor. Eles precisam estar preparados para lidar com essa demanda e estão recebendo o melhor conteúdo”, complementa Pinheiro. 

Concursada nº um 
“Eu estava estudando para este e para outros concursos desde 2016. Fiquei surpresa com a minha nota e com o 1º lugar. Fui aprovada também em Santana de Parnaíba, mas optei por Barueri porque o salário é muito melhor, tem um bom plano de carreira e, morando no Parque Viana, posso cuidar melhor da minha casa e dos meus filhos de dois e de nove anos”, afirma Bruna Tatiana Marculino Ferreira, de 31 anos. Além dela, há cinco outras mulheres na turma. 

Dentre os novos agentes havia também um veterano. “Moro no Jardim Boa Vista, tenho dois filhos adultos, formação superior em Marketing e duas pós-graduações. Sou corretor de imóveis e adoro trabalhar com gente. Creio que vou me dar bem aqui. Estudei durante oito meses até 12 horas diárias para esse concurso e fiquei em 4º lugar. Valeu a pena”, relata Rafael Raimundo Tenório, de 53 anos. 

 

Temp Temp Temp Temp