Instituto de Previdência de Barueri recebe a visita de representantes do RPPS do Piauí

- 12 de maio de 2023

No dia 11 de maio (quinta-feira) o Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Barueri (Ipresb) recebeu uma visita técnica de oito representantes de Fundos Previdenciários do Estado do Piauí. O intuito dos convidados foi conhecer as práticas de gestão desenvolvidas no Ipresb, consideradas referência nacional e regional, para serem implementadas em seus municípios.

O presidente do Ipresb, Weber Seragini, acompanhado dos gestores de investimentos Eliezer Antonio da Silva; de finanças, Douglas Oscar de Jesus; de benefícios previdenciários, Marcelo Rodrigues Laranjeira; e de administração interino, Rafael Freire Silva, apresentou o Instituto e detalhou as áreas e as ações que realizam.

“Eu me sinto muito honrado em saber que eles vêm de tão longe para conhecerem a nossa instituição. Piauí é um universo diferente comparado à Barueri e é importante ver esse interesse em saber como atuamos, onde investimentos, como funcionam os benefícios e a realização dos pagamentos, por exemplo, para levar e repassar esses conhecimentos para os seus municípios”, disse Seragini.

Entre as áreas de interesse, deram destaque para investimentos, uso de sistemas, cartilhas, manuais, cálculos de guias, fluxo de processos de aposentadoria, pró-gestão, Serviço de Compensação Previdenciária (Comprev) e Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA).

“Queríamos conhecer os melhores e Barueri é referência no país. Por esse motivo, viemos para obter essa troca de conhecimentos que consideramos bastante importante”, relatou o sócio-proprietário da Futuroprev, assessoria e consultoria em Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) do Piauí, Raimundo José Rodrigues Junior.

Na ocasião, os RPPS do Estado do Piauí também foram representados pela sócia-proprietária da Futuroprev, Samanta Salvatore, e os gerentes dos Fundos Beneficiários dos municípios de Buriti dos Lopes, Manoel Mendes da Silva Neto; Cajueiro da Praia, Francisca Monteiro dos Santos; Esperantina, Francisco das Chagas Alves Neto; Joaquim Pires, Eurivaldo Sales Leal; Juazeiro do Piauí, Antonio Guilhermo Pereira; e São Braz do Piauí, Diego Paes Landim da Costa.

“Um sonho conhecer o Ipresb, pois é muito diferente da nossa realidade. Sou gerente do RPPS e do Comitê de Investimentos de Cajueiro da Praia onde só há duas pessoas no Fundo de Previdência Social do município que tem um pouco mais de 7 mil habitantes, cerca de 200 servidores e 37 aposentados e pensionistas”, complementou Francisca Monteiro dos Santos.

Barueri: referência no RPPS
Vinculado à Prefeitura de Barueri, o Ipresb é responsável pelas aposentadorias e pensões dos servidores. Em 2022, o Ipresb recebeu a Certificação Institucional do Pró-Gestão – RPPS (Regimes Próprios de Previdência Social), instituída pela Secretaria de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência, do governo federal, considerada um importante reconhecimento da excelência e das boas práticas de gestão. Ao alcançar nota “A” em todas as categorias auditadas, o Instituto atingiu o nível III do Pró-Gestão, inserindo Barueri como referência nacional e regional. No estado de São Paulo, apenas três cidades têm o nível III de certificação, Barueri, Ubatuba e Santos.

“Acredito que a motivação em conhecer o nosso Ipresb deve-se ao ranking de gestão do RPPS. Somos um dos poucos municípios que conquistaram nota “A” em todas as categorias, assim como pelo tamanho do Instituto. Em termos de patrimônio, Barueri tem o maior RPPS do Estado de São Paulo”, explicou o gestor de investimentos do Ipresb, Eliezer Antonio da Silva.

Temp Temp Temp