Temp

Sistema de monitoramento aumenta a segurança nas escolas municipais

- 12 de maio de 2025

Veja no:
Instagram 
Facebook 
YouTube 

Resumo: 

  • A Secretaria de Educação implementou o Monitoramento Emergência Escolar, com a instalação de 106 totens e 1.365 câmeras nas escolas municipais, visando aumentar a segurança de alunos, servidores e moradores.  
  • O sistema conta com suporte 24 horas e comunicação direta com autoridades para ações rápidas em situações de risco.  
  • Essa estrutura proporciona maior sensação de segurança, permitindo respostas rápidas a emergências e inibindo potenciais incidentes. 

A Secretaria de Educação de Barueri, por meio do Departamento de Agente Patrimonial, criou em 2022 o Monitoramento Emergência Escolar, com o objetivo de aumentar a segurança da comunidade escolar — incluindo alunos, servidores, pais ou responsáveis, prestadores de serviços e moradores dos bairros vizinhos. O sistema hoje ampliado é formado por 106 totens (equipados com cinco câmeras, em média, e sistema de comunicação) em frente às instituições de ensino da rede municipal. Além disso, cada unidade de ensino já conta com oito câmeras internas, e a segurança é complementada por 1.365 câmeras de vigilância instaladas nas áreas ao redor das escolas. O objetivo é garantir respostas rápidas a situações que possam representar riscos, como atos de vandalismo, furtos e outras ocorrências que coloquem em perigo a saúde e a vida de estudantes e servidores, incluindo atos de violência, acidentes e incêndios. 

A estrutura conta ainda com quatro terminais e um Centro de Controle Operacional (CCO), que oferece suporte 24 horas. Estes recursos auxiliam os totens, permitindo comunicação direta, envio de alertas sonoros para prevenir ações violentas, depredação ou invasões, e possibilitando monitoramento, orientação e a rápida resposta a emergências. 

Em situações específicas, o sistema permite a solicitação de apoio da Guarda Municipal, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, da Defesa Civil ou do Trânsito Municipal. O setor também mantém contato direto com o agente de patrimônio da escola, o que facilita a fiscalização e análise da situação. 

No âmbito administrativo, a comunicação é feita com os responsáveis pela unidade escolar e outros órgãos que necessitem das imagens. Isso ocorre sempre respeitando as normas legais e administrativas, com a autorização do Departamento de Agente Patrimonial para a liberação das informações. 

Saiba mais  
Funcionamento do sistema 

Para garantir o pleno funcionamento do sistema, o setor conta com uma equipe de manutenção, que é acionada sempre que o sistema identifica falhas. Além disso, prestadoras de serviços que fornecem suporte técnico, como energia elétrica e internet, são chamadas para manter a operação. O CCO também pode estabelecer comunicação direta com a escola caso haja queda de energia ou falha na conexão com a internet, o que poderia comprometer o funcionamento dos totens. 

Como usar os totens 
O uso dos totens é simples: basta pressionar o botão indicado no equipamento para entrar em contato com a Central de Monitoramento e acionar a resposta para a situação de urgência. 

Esse sistema está à disposição dos alunos, servidores e da comunidade em geral, proporcionando maior sensação de segurança e tranquilidade. Embora não evite a ocorrência de problemas, ele oferece respostas rápidas e eficazes, além de atuar como um elemento de prevenção, inibindo possíveis infortúnios. 

 

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp