Junho Vermelho: mês da doação de sangue

- 12 de junho de 2018

Todo dia é dia de doar sangue, afinal, os estoques dos hemocentros não podem chegar a níveis críticos em nenhuma época do ano. Mas no mês de junho os alertas crescem graças à campanha Junho Vermelho. Em Barueri, a Lei 2.499, de 9 de março de 2017, é totalmente dedicada a essa causa.

Desde então, o Junho Vermelho passou a integrar o calendário oficial de datas e eventos da cidade, incentivando a doação de sangue em todos os órgãos públicos municipais, podendo a cooperação estender-se a iniciativa privada, entidades civis e organizações profissionais e científicas.

A campanha deste ano já está nas ruas e passa a mensagem “A sua doação pode salvar vidas. Doe Sangue. Doe sempre”. O município possui posto de coleta, administrado pela Fundação Pró-Sangue, dentro do Hospital Municipal de Barueri (HMB), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h.

Quem pode doar?
A triagem de doadores praticada pela Pró-Sangue segue normas nacionais e internacionais. Com base nela, os requisitos básicos para doação são:

- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem levar documentos solicitados e preencher formulário de autorização);
- Pesar no mínimo 50kg;
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
- Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Após doar, é importante respeitar os intervalos para a próxima doação, que é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.

Honestidade também salva vidas
Esses são apenas os requisitos básicos, mas no momento da entrevista pode ser que outros fatores impeçam a doação. O mais importante é ser honesto em todas as respostas, pois isso pode ajudar a salvar vidas. A lista de impedimentos temporários e definitivos, bem como outras informações, podem ser checados no site da Pró-Sangue, clicando AQUI.

Há também outros postos de coleta, já que o importante é doar. CLIQUE AQUI para consultar os endereços. Para mais informações, ligue 0800 55 0300, ou mande um e-mail para faleconosco@prosangue.sp.gov.br.

Temp Temp