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Encontro de equipes da Saúde aborda motivação e qualidade no atendimento

- 12 de setembro de 2019

“Eu faço a diferença!” Esse é o lema central do 1º Encontro de Equipes “Argumentação e Encorajamento” que o Núcleo de Educação Permanente e Humanização em Saúde (NEPHS) e a Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (Cabs) organizaram neste mês de setembro para trabalhadores da Saúde.

Destinado a recepcionistas, encarregados e assistentes administrativos das unidades de saúde da cidade, o evento tem o objetivo de discutir junto aos trabalhadores temas como motivação, qualidade no atendimento, comportamento humano e manejo de conflitos, além de esclarecer fluxos internos da Secretaria de Saúde.

Realizado ao longo de oito dias, para que todos os funcionários pudessem participar, o Encontro aconteceu no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD). Dinâmicas, rodas de conversa, apresentações e explicações sobre determinados fluxos do cotidiano preencheram a programação, que a cada dia reuniu cerca de 20 pessoas.

Construindo equipes fortes
Os convidados foram recepcionados pela psicopedagoga Maria Aparecida Feitosa, do NEPHS. Ela passou mensagens de encorajamento, valorização e motivação aos participantes por meio de apresentações e dinâmicas. “Nós queremos mostrar que vocês são, sim, peças muito importantes, sem vocês não teríamos o atendimento. Temos que nos unir e mostrar que somos uma equipe forte”, disse Maria Aparecida.

Também conversaram com a equipe Regiane B. Vidic e Claudinei Alves Rodrigues, membros da Cabs. Regiane apresentou o fluxograma da Secretaria de Saúde e introduziu as funções de cada setor. “Acho que esses nossos encontros precisam ser mais frequentes e a proximidade de vocês com a gestão vai tornar isso cada vez mais rico. A gente só vai conseguir ir pra frente se a gente se comunicar, se entender”, frisou Regiane.

Já Claudinei norteou os participantes sobre a busca pelas hierarquias dentro de suas unidades para uma melhor obtenção de soluções. "Toda solicitação de vocês tem que ter resposta e se não tiver vocês têm que formalizar uma reclamação", defendeu o médico. Ele também falou sobre a importância de conhecerem bem cada CID (Código Internacional de Doenças) para encaminhamentos mais corretos e eficazes. Para tanto, Claudinei exemplificou: "ficar numa fila sem prioridade com suspeita de câncer não pode".

Membros do setor de Regulação de Vagas, que organiza e emite os pedidos de internações, exames e consultas em toda a rede, também deram muitas explicações sobre o funcionamento dessa área. A oportunidade foi bastante apreciada pelos funcionários, que puderam entender melhor detalhes do sistema.

Na ocasião os trabalhadores puderam tirar muitas dúvidas e fazer apontamentos do dia a dia em suas funções que foram cuidadosamente considerados pelos representantes da Secretaria, que prometeram buscar resoluções. Foi reservado um momento da programação, inclusive, para que os servidores pudessem expor as principais dificuldades enfrentadas diariamente.

Além de uma ficha de avaliação para preenchimento posterior, no final de cada encontro foi pedido que cada um definisse o que achou da experiência. As respostas foram muito positivas: “ótimo”, “produtivo”, “necessário” e “proveitoso” foram alguns dos adjetivos citados.

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