Semurb e GCM realizam operação no Imperial e no Mutinga contra a prática da “rabeira”

- 12 de setembro de 2022

Já sob os efeitos da nova lei em vigor em Barueri, foi realizada no sábado, dia 10, uma operação para ajudar a coibir a prática da “rabeira”. Os agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) e a Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS), estiveram no Parque Imperial e no Jardim Mutinga nos períodos da manhã e da tarde.

Os agentes abordaram adolescentes e rapazes orientando-os sobre os riscos de “pegar rabeira” em veículos como ônibus e caminhões. As pessoas abordadas não estavam realizando a prática, embora os agentes estivessem fiscalizando eventuais descumprimentos da lei municipal 2.943/2022, sancionada recentemente. Apenas um adolescente foi surpreendido pegando rabeira, que conseguiu fugir.

A Lei 2.943, de 25 de agosto de 2022, “tem por objetivo prevenir acidentes e conscientizar especialmente crianças e adolescentes quanto ao perigo direto e iminente à vida e à saúde ao qual ficam expostos na prática da ação aqui proibida”.

A prática consiste em se segurar em alguma parte na traseira de veículo automotor em movimento (geralmente em subidas íngremes quando a velocidade de caminhões e ônibus, por exemplo, é reduzida) enquanto se está em uma bicicleta, patinete ou skate.

A lei estipula multa de R$ 421,00 (equivalente a 10 UFIBs, em valores de hoje) e remoção da bicicleta, skate, patinete ou similares.

Na semana passada, a Semurb e a GCM estiveram reunidas com representantes de várias entidades públicas e privadas para ampliar o conhecimento a respeito da nova lei e discutir seus detalhes. Participaram Ministério Público, empresas de ônibus, Conselho Tutelar, além de servidores da Prefeitura de Barueri.

Temp Temp