Temp

Evento sobre Justiça Restaurativa acontece no próximo dia 18 com transmissão on-line

- 12 de novembro de 2021

O Núcleo de Justiça Restaurativa de Barueri, com o apoio da Prefeitura, realiza no dia 18 de novembro (quinta-feira) a Semana Restaurativa de Barueri 2021, com exposições de especialistas das 9h às 13h, na Secretaria de Educação (rua C. PM Jose Maria Schiavelli, 125, Jardim dos Camargos). Em seguida, às 15h, acontece o Círculo de Diálogo Virtual, um conjunto de atividades que vivenciam a busca pela construção de paz, estimulando o diálogo e o entendimento.

A Semana Restaurativa também terá transmissão ao vivo pelo Facebook do Núcleo de Justiça Restaurativa e da TV Barueri.Live. A inscrição para participar do Círculo de Diálogo Virtual pode ser feita aqui.

A Justiça Restaurativa é um instrumento legal que sempre procura restaurar a boa convivência entre os envolvidos direta ou indiretamente em delitos e acabar com o conflito, além de conscientizar o infrator sobre o prejuízo e o mal que ocasionou.

Os eventos são abertos ao público e principalmente para facilitadores e profissionais da educação, além daqueles que gostariam de trabalhar voluntariamente como facilitadores na mediação de conflitos, com o amparo da Justiça.

Palestras
A Semana Restaurativas terá os seguintes convidados com os temas:

  • Abertura - Daniela Nudeliman Guiguet Leal - Juíza coordenadora do Núcleo de Justiça Restaurativa de Barueri;
  • Visão geral da Justiça Restaurativa - Joyce Markovits, advogada, terapeuta familiar; e Claudia M. B. Saad Rososchansky, psicóloga com especialização em neuropsicologia;
  • Justiça Restaurativa aplicada na educação - Belinda Hopkins, diretora de Transforming Conflict;
  • Os impactos da pandemia da Covid-19 na dinâmica da Educação e soluções restaurativas - apresentação de vídeo;
  • Implementação e experiências concretas de Justiça Restaurativa no contexto escolar - Fernanda Nyari, gestora e diretora pedagógica; Paula Hipolito Cassola, especialista em formação pedagógica e neuroeducação,;
  • Abordagem restaurativa nos casos de drogadição envolvendo crianças e adolescentes - Monica Franco, psicóloga e especialista em gestão escolar.

Na Prefeitura de Barueri, a Secretaria da Família (Sefam) está à frente das atividades implementadas pela Justiça Restaurativa, principalmente com sua contribuição por meio de facilitadores que auxiliam na mediação de conflitos.

Dessa forma, autores e vítimas de casos de brigas familiares, pequenos furtos, agressões contra mulheres, crianças e idosos, estupros, envolvimento com drogas, entre outros delitos, são submetidos a uma série de sessões com facilitadores, familiares e demais envolvidos no problema.

O Núcleo de Justiça Restaurativa de Barueri conta ainda com o apoio da rede de serviços sociais da Prefeitura, como os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), as Secretarias de Educação, Saúde e Esporte, bem como de psicólogos, assistentes sociais, entre outros.

Temp