Retrospectiva 2025: Conheça os avanços e conquistas na mobilidade urbana de Barueri
- 12 de dezembro de 2025
Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp
Confira as fotos no Flickr
Resumo:
- Barueri modernizou a mobilidade urbana em 2025 com sistemas digitais para registros de trânsito, ampliou a Zona Azul e fortaleceu ações de segurança viária.
- O município se destacou na redução de mortes no trânsito e recebeu prêmios como o Destaque Maio Amarelo e reconhecimentos pelo programa Escudo de Proteção à Vida.
- Operações integradas intensificaram a fiscalização, resultando em centenas de testes de alcoolemia e diversas autuações.
Em 2025, Barueri se destacou em praticamente todas as áreas, incluindo a mobilidade urbana. A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) conduziu uma série de ações que modernizaram procedimentos, ampliaram serviços e resultaram no reconhecimento do município em diversas premiações.
Confira os principais avanços:
A cidade implantou um sistema modernizado e digital para o registro de ocorrências de trânsito, inspeções veiculares e outras atividades relacionadas à mobilidade. A novidade, além de facilitar o trabalho das equipes, está alinhada ao programa Barueri Sem Papel, que busca eliminar o uso de papel na administração pública municipal.
O desempenho da Semurb foi reconhecido pelo Infosiga, que apontou Barueri entre os municípios com maior redução de mortes no trânsito. A queda nos índices é resultado de ações como a Reunião de Prevenção de Sinistros (RPS), da constante fiscalização e do registro imediato de problemas identificados nas vias.
Houve também ampliação das vagas de Zona Azul, aumentando a oferta de estacionamento e garantindo maior rotatividade de veículos. O novo sistema digital trouxe mais praticidade aos usuários e manteve o valor por hora, substituindo definitivamente as fichas de papel.
Saiba mais
Reconhecimento
Barueri foi contemplada com o Prêmio Destaque Maio Amarelo 2025, na categoria Ações do Poder Público – Municípios, em reconhecimento a iniciativas que contribuíram para um trânsito mais seguro e humano.
O município recebeu ainda uma menção honrosa pelo programa Escudo de Proteção à Vida, durante o Prêmio Parque da Mobilidade Urbana, realizado no Expo Center Norte, em São Paulo. O programa utiliza Inteligência Artificial (IA) para identificar pontos críticos de acidentes e orientar ações preventivas.
Reforçando seu protagonismo no setor, Barueri também foi destaque no Prêmio Senatran 2025, conquistando o segundo lugar com o programa Escudo de Proteção à Vida e o projeto Intervenção na Calçada, além da 26ª colocação na categoria Comunidade Escolar.
Em julho, uma operação integrada entre Semurb, Guarda Municipal e Detran resultou em 956 testes de alcoolemia e 38 autuações, sendo: 5 por alcoolemia, 8 por falta de licenciamento, 5 por condução sem CNH, 5 por permitir direção a não habilitado, 4 por placas amassadas ou adulteradas, 10 por veículos malconservados e 1 por condução com calçado inadequado (chinelo). Os resultados reforçam a importância de ampliar essas operações em diferentes pontos da cidade.
