Temp

Barueri recebe o selo ambiental A3P

- 13 de abril de 2022

Na última sexta-feira, dia 9, o município de Barueri, através da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), recebeu do Ministério do Meio Ambiente, do Governo Federal, a certificação ambiental denominada Selo A3P. Esse programa tem a função de estimular a implementação de práticas sustentáveis em diversos níveis da administração pública e é composto por cinco eixos. São eles: 

  • Uso racional dos recursos naturais e bens públicos. 

  • Gestão adequada dos resíduos gerados. 

  • Qualidade de vida no ambiente de trabalho 

  • Sensibilização e capacitação dos servidores 

  • Licitações sustentáveis 

Hoje, o foco da municipalidade é reduzir o consumo de recursos naturais, como energia elétrica e água reduzindo consideravelmente o uso de itens como copos descartáveis e papel. Para isso, em novembro de 2021 cerca de 80 servidores da Sema foram capacitados para tornarem-se multiplicadores na orientação do uso racional desse tipo de item em todos os órgãos da municipalidade.  

“Esse tipo de consumo é realizado na prefeitura toda e a ideia é consolidar o trabalho em nossa secretaria depois ir expandindo aos demais órgãos do município”, explica Geovane Bassan, da Sema.   

Ao final de 2022, as informações obtidas durante todo o ano, serão comparadas a 2021 e analisadas pela esfera federal para que essa certificação seja obtida novamente.  

Participação no Programa 

Barueri já adere ao programa desde setembro de 2019, pois acredita que essas ações dentro e fora da administração pública são primordiais para a redução do impacto ambiental, além de gerarem economia aos cofres públicos.   

Temp Temp Temp