Temp

Plantões de Acolhimento Emergencial estão disponíveis para juventude de Barueri

- 13 de maio de 2021

Nesta época de pandemia, em que o atendimento remoto se faz mais do que necessário, a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) está disponibilizando plantões de atendimento psicológico via WhatsApp para a população jovem de Barueri através da Coordenadoria da Juventude. 

“O acolhimento é diferente da psicoterapia”, explica a psicóloga Mirian Duarte. “Nosso objetivo é nos colocarmos como facilitadores de acesso e encaminharmos os casos mais graves para atendimento na rede municipal”, complementa ela. Os acolhimentos costumam ter a duração de quatro sessões. 

O contato inicial se faz pela central de atendimento telefônico, onde é feita a triagem e o agendamento da primeira sessão. Durante a pandemia, a demanda aumentou 70%. 

"Durante a quarentena da Covid-19 muitas pessoas estão vivendo altos níveis de medo, ansiedade e estresse e esses sentimentos podem afetar o dia a dia e o desempenho escolar entre outros. Um auxílio psicológico pode ajudar demais os jovens", afirma Rogério Correia, coordenador da Juventude. 

A Psicologia Solidária atende todos os jovens de Barueri independentemente da classe social, etnia, religião ou orientação sexual. "Nossa missão é oportunizar acesso através de políticas públicas em prol dos cuidados com a saúde mental dos jovens de Barueri", arremata o coordenador. 

Apenas os atendimentos mais graves (cerca de 10%) voltaram a ser presenciais. O telefone da central de atendimento é 0800 77 00 123 e funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 15h.  

Vale lembrar que esse canal de atendimento é somente para jovens de 15 a 29 anos. As demais faixas etárias são triadas pelo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). 

Temp Temp