Temp

Programa Meu Futuro eleva cada vez mais autoestima dos trabalhadores 

- 13 de junho de 2019

A ideia inicial era fortalecer a classe trabalhadora da cidade de Barueri por meio da qualificação profissional, mas após um ano de projeto o saldo tem ido além. O Programa Meu Futuro, idealizado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho (SICT), acaba de iniciar sua 7ª fase e a cada evento de entrega de certificados nota-se que os alunos se sentem mais seguros, empoderados e preparados para buscar melhores oportunidades no mercado de trabalho. 

Concluindo o curso de cuidador, o jovem Roberto Rivelino dos Reis corrobora tal afirmação. “Me deu muita esperança de que vou conseguir trabalhar na área, já estou procurando, o mercado está bem aquecido na área de cuidador de idosos, me ajudou bastante mesmo. Me deu mais autoconfiança e agora eu sei que estou mais preparado para conseguir alguma coisa no mercado de trabalho”, afirma.  

Esse resgate da autoestima é muito importante nesse processo, conforme destaca o secretário da pasta, Joaldo Macedo Rodrigues – o Magoo. “Qualificar-se é isso: estar preparado em todos os níveis. Ver que os nossos alunos estão indo em busca das vagas mais firmes e confiantes, além de melhor preparados para disputar de igual para igual, nos dá ainda mais garra para batalhar por esse projeto”, diz. 

O secretário reforça que muitas portas vêm se abrindo. “Já temos vários casos, com muito êxito, de alunos que, pós-curso, já conseguiram vaga no mercado de trabalho. Isso nos deixa muito felizes porque é resultado de um projeto que foi bem construído e está aí ajudando o nosso povo”, comemora Magoo.  

Chegando à 7º turma 
No evento de recepção aos novos alunos e de entrega de certificados aos concluintes que aconteceu na quarta-feira (dia 12), no Centro de Eventos, Magoo revelou que outras iniciativas estão em curso para ajudar ainda mais quem busca os cursos. A SICT está investindo em uma ação coordenada de indicação dos alunos diretamente às empresas, facilitando ainda mais o ingresso deles em vagas formais. 

Além disso, em uma parceria com o Sebrae Aqui – Barueri, estarão oferecendo em breve capacitação em empreendedorismo aos alunos que fazem cursos de áreas de atuação liberal, como é o caso de eletricista residencial, pintor de obras, pedreiro revestidor e instalador hidráulico, por exemplo.  

Só nesta nova fase foram disponibilizadas 680 vagas, distribuídas em 11 cursos, dentre eles um novo: instalador hidráulico, que, conforme explicou Magoo, tem bastante procura na região. Já a 6ª fase formou 340 pessoas. Desde que começou, em maio de 2018, o Programa Meu Futuro já certificou 2.779 munícipes em 21 qualificações implementadas até o momento; ao todo são 25 opções.  

Fique ligado nos canais de comunicação da Prefeitura de Barueri para saber da abertura de novas turmas. 

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp