ReNascer visita Mão Amiga

- 13 de junho de 2019

Uma troca de experiências. Esta foi a temática do encontro, realizado no dia 10, entre os gestores e bolsistas do ReNascer durante visita ao Programa Mão Amiga, em Campinas. Ambos os programas têm como finalidade promover a cidadania e a reinserção social das pessoas em situação de rua. A cidade de Barueri inspirou-se no trabalho que já era realizado com sucesso em Campinas.

A gestora do Mão Amiga, Márcia Pantaleão, explicou que a visita não teve caráter técnico. “Não estamos preocupados com dados estatísticos, e sim em como superamos algumas dificuldades e como avaliamos as potencialidades de cada bolsista.”

Os grupos se encontraram no Salão Vermelho do Paço Municipal onde os dois municípios tiveram oportunidade de relatar suas experiências.

A coordenadora geral da secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS) e gestora do ReNascer, Valéria Fugii, agradeceu a ajuda de Campinas pelo auxílio que resultou na implantação do programa em Barueri. “A experiência de vocês nos ajudou muito. Já estamos formando o segundo grupo com alguns remanescentes da primeira turma.” Valéria avalia que o programa está num processo de descoberta e conquistas e diz que “tem esperança que, depois do programa, eles consigam autonomia”.

O grupo visitou também o Viveiro Municipal Shangrilá, da Secretaria de Serviços Públicos, que subsidia com insumos o Programa Mão Amiga e a Fazenda Roseira, que atualmente é o campo de atividades práticas dos bolsistas de Campinas.

Dados
Em Campinas, o Mão Amiga foi instituído em 2016 e está na quarta turma. O ReNascer começou em 2018 e está atendendo a segunda turma. Até o momento, 28 bolsistas estão ativos no Programa.

Os bolsistas da primeira turma fizeram cursos de jardinagem e pet shop. Os da segunda turma escolheram entre aulas de manutenção e pequenos reparos e portaria/recepção. Após o curso, eles começam a trabalhar, ganham bolsa-auxílio, vale-transporte e vale-alimentação.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp