Construção de UBS no Engenho Novo amplia atendimento na saúde

- 13 de julho de 2018

A Prefeitura de Barueri já está construindo a sede da UBS do Engenho Novo, na rua Maria de Fátima, perto dos conjuntos habitacionais do bairro.

Os trabalhos foram iniciados com colocação de tapumes e limpeza do terreno, entre outros serviços. O prazo previsto para conclusão da obra é junho de 2019.

A UBS do Engenho Novo terá instalações como recepção, salas de triagem, espera, vacina, coleta, inalação, curativo e odontologia; 8 consultórios adultos, 2 consultórios ginecológicos, 4 consultórios de pediatria, administração e farmácia.

A unidade, em estágio inicial de obras, fica em terreno de 2.943 metros quadrados. Já a área a construir mede 1.431 metros quadrados.

O prédio terá pisos térreos e primeiro andar, estacionamento, espaço específico para armazenamento de lixo (inclusive o do tipo hospitalar) e rampa de acesso.

Bairro com mais saúde
A construção da UBS chega para reforçar a rede pública municipal, pois o Engenho Novo já possui pronto-socorro e policlínica. A região é, também, cercada de outras unidades de atendimento: HMB – Hospital Municipal de Barueri, na Vila Porto; UBSs do Jardim Esperança, Califórnia/Vila Ceres, Reginalice e Chácaras Marco.

A prefeitura investe ainda na construção da UBS do Vale do Sol e está reformando e ampliando prédio para abrigar a UBS do Jardim Maria Helena. Para aumentar os equipamentos em saúde, o prefeito de Barueri Rubens Furlan já anunciou que planeja a construção de UBS também no Bairro dos Altos.

Além disso, a Prefeitura está construindo um Pronto-Socorro no Jardim Paulista, outro no Jardim Mutinga e o Centro de Especialidades, no Centro. Realiza também serviços de adaptação de prédios para o Centro de Diagnósticos e de Hemodiálise - ambos na Vila Porto.