Barueri é o primeiro município mais competitivo do Brasil pela terceira vez consecutiva

- 13 de setembro de 2022

Os resultados dos investimentos da Prefeitura de Barueri na criação de empregos, formação de mão de obra, acolhimento da população mais vulnerável, inovação tecnológica, além do cuidado com a saúde financeira do município foram mais uma vez reconhecidos. Barueri é a primeira colocada em todo o Brasil no Ranking de Competitividade de 2022, pelo terceiro ano consecutivo. Os dados foram divulgados nesta semana.

A partir de vários critérios de classificação, Barueri ficou em primeiro lugar no ranking geral, situando-se na ponta em “Sustentabilidade Fiscal”, “Inovação e Dinamismo Econômico” e “Inserção Econômica”, assim como está bem-posicionado em “Acesso à Educação”, “Capital Humano” (qualificação profissional) e “Acesso à Saúde”. Para consultar a íntegra do estudo clique AQUI.

No que diz respeito à Sustentabilidade Fiscal, Barueri assumiu a liderança. “O município apresentou significativa melhora e tem seu melhor desempenho relativo em despesa com pessoal (subiu 22 posições e ocupa a 4ª colocação), junto ao seu expressivo e maior avanço em taxa de investimento (subiu 59 posições e ocupa a 9ª colocação)”, afirma o relatório.

O secretário de Indústria, Comércio e Trabalho (Sict) da Prefeitura de Barueri, Joaldo Macedo Rodrigues, o Magoo, aponta as razões para o Município ficar à frente de grandes cidades, incluindo capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

“Liderar o ranking pela terceira vez consecutiva é motivo de muito orgulho para todos nós. Também sabemos que é a consequência do trabalho que a Administração Municipal de Barueri vem realizando nos últimos anos. Não por acaso os principais critérios que compõem a lista do estudo, que são inovação, educação, saúde, sustentabilidade financeira, além do bom funcionamento da máquina pública, são justamente os setores que o Município mais investe. Estamos no caminho certo e vamos continuar sempre trabalhando para criar oportunidades para nossa cidade e nossos moradores”, ressalta Magoo.

Sobre o ranking
De acordo com o relatório divulgado pelo ranking, “Barueri (SP) se destaca por ser nesta, e nas duas edições anteriores deste estudo, o município mais competitivo do país. O município, porém, agora é seguido por Florianópolis (SC) - o qual subiu uma posição e ultrapassou São Caetano do Sul (SP), antigo 2º colocado nas duas edições anteriores e que agora ocupa a 3ª colocação nesta edição.

Foram analisados 415 municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes, de acordo com a estimativa do IBGE para o ano de 2021. O estudo para a classificação no ranking foi realizado pelo CLP (Centro de Liderança Pública), uma organização suprapartidária criada para engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos a fim de enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil, de acordo com a própria entidade.

“O Ranking de Competitividade dos Municípios tem como propósito alcançar um entendimento mais profundo e abrangente dos maiores municípios do país”, destaca o relatório do estudo. Ainda de acordo com o relatório, “como resultado, a terceira edição do Ranking de Competitividade dos Municípios é composta por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos”.

Outros destaques
Entre os principais resultados do estudo do CLP constam ainda os rankings de Sustentabilidade, com performances positivas e pontos de atenção em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), e as dimensões ESG, que significa em inglês “environmental” (ambiental), “social” (social) e “governance” (governança).

Neste ranking, Barueri também obtém destaque. É o primeiro colocado no que se refere a “Governança”, à frente de Curitiba (PR), Balneário Camboriú (SC) e São Paulo (SP). Esse item tem como indicadores, por exemplo, “erradicação da pobreza”, “saúde e bem-estar”, “educação de qualidade”, “igualdade de gênero”, “paz, justiça e instituições eficazes”.

Na classificação geral, Barueri fica em 3º lugar no ranking dos municípios em ESG, e em 4º no das ODS.

Temp Temp Temp