Temp

Programa de Preparação para Aposentadoria do Ipresb ajuda no enfrentamento de novas fases da vida

- 13 de setembro de 2022

Estou aposentado, e agora? Muita gente apreensiva e sem qualquer planejamento acaba enfrentando vários dissabores ao se aposentar. Algumas pessoas chegam a desenvolver doenças como depressão e alcoolismo e adquirir vícios como o tabagismo e os jogos de azar.  

É preciso calcular bem o passo, pois é um processo irreversível. O futuro aposentado precisa saber qual instituto (INSS ou Ipresb, no caso do servidor de Barueri) oferece melhores condições, qual será o valor da sua remuneração mensal e principalmente o que ele fará com seu bem mais precioso: o tempo.

A sociedade tende a mesclar a aposentadoria com a velhice e esta com a improdutividade, mas isto não é verdade. Quase metade dos aposentados no Brasil continua trabalhando e órgãos orientadores como o Sebrae registram cada vez mais empreendedores com idade superior aos 60 anos.

A fim de minimizar os vários impactos negativos dessa nova fase é que o Ipresb (Instituto de Previdência Social de Barueri) elaborou o PPA (Programação de Preparação para a Aposentadoria), que tem como público-alvo os servidores efetivos da administração municipal direta e indireta que estejam a dois anos da aposentadoria voluntária ou a cinco anos da compulsória (aos 75 anos).

O PPA começou em 2011. “Na época ocorria apenas uma palestra por ano. A partir de 2014, adotamos oito encontros semanais e neste ano passamos ao formato de 14 encontros de 3 horas e 30 minutos cada, que dá uma carga de 45 horas e 50 minutos”, conta Sueli Santos Amorim, gerente do Serviço Social e Perícias Médicas, organizadora do PPA em parceria com Carla de Matos Leorne, assistente social e analista previdenciária, ambas do Ipresb.

Em sua 10ª edição e com o slogan “Juntos, Pensamos no Futuro” são abordados temas pertinentes como Regime Previdenciário, Gestão Financeira, Gestão de Tempo, Direitos Sociais, Envelhecimento e Saúde, Nutrição para Longevidade, Atividade Física, Pós-Carreira, Projeto de Vida, entre outros.

Os palestrantes são funcionários especialistas do próprio Ipresb, mas uma parceria com a Prefeitura de Barueri possibilita a participação de outros profissionais. A psicóloga Angelita Alves Pavão, da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD), abordou o tema “Avaliação das Dimensões da Vida”.

Foram analisadas 10 dimensões da vida (conjugal, educacional, familiar, social, pessoal, espiritual, econômica, saúde, solidária e profissional). “O tema é importante para nortear numa análise global os vários aspectos da nossa existência. É um manancial para definição do projeto pós-aposentadoria. A cada dimensão avaliada, são selecionados os aspectos que merecem maior atenção para que as pessoas definam seus planos de ações”, conta ela, que ajudou a elaborar o PPA e atua desde 2014.

O professor Roberto de Oliveira, coordenador de basquete e de qualidade de vida da Secretaria de Esportes, ministrou um encontro com o tema “Gestão do Tempo”. “A gestão do tempo é uma habilidade fundamental em todos os âmbitos da vida. Embora seja mais comum haver essa preocupação no trabalho, ela também se aplica muito bem à rotina pessoal”, esclarece.

Ele elaborou o conteúdo com base em livros, artigos jornalísticos, metodologias e campos de estudo como coaching, programação neurolinguística e neurociência. Oliveira, palestrante antigo do PPA, é mentoring e coaching e coautor de três livros focados no desenvolvimento comportamental.

O Ipresb realiza um PPA a cada semestre. As organizadoras também elaboraram uma apostila com 120 páginas, que serve de apoio para que os futuros aposentados nada percam do que é ministrado. Após cada encontro, os integrantes fazem uma avaliação on-line.

PPA
Neste primeiro PPA após flexibilização na pandemia houve cerca de 40 inscrições. Os servidores estão divididos em três turmas: segundas-feiras pela manhã e quintas-feiras à tarde. “Optamos por turmas menores para que a participação e o aprendizado sejam melhores”, revela Carla Leorne.

Iniciado em 8 de agosto, o PPA vai até o dia 7 de novembro, ocasião em que os servidores optam por uma visita ao Sesc (Serviço Social do Comércio) ou ao Parque da Maturidade de Barueri, entidades reconhecidas pela oferta de ótimos serviços aos idosos e aposentados.

Participantes
Francimar Nogueira, a Fran, que trabalha há 31 anos na Câmara Municipal de Barueri, já sabe o que vai fazer quando se aposentar em 2024. “O PPA é um programa esclarecedor e que desperta algumas ações a serem tomadas. Quero trabalhar com restauração de móveis e com paisagismo”, conta ela, que já flerta com as novas atividades há um bom tempo. 

Noel Barbosa Louro trabalha há 42 anos, sendo 21 deles na Secretaria de Finanças de Barueri. “Acho o PPA muito útil para nos orientar. Quero em breve cuidar de uma chácara e também de mim e da minha esposa. Quero poder viver sem ter tantos compromissos”, afirma.

Cerca de 350 pessoas já passaram pelas edições do PPA desde a sua criação. Além desse programa, o Ipresb promove o Programa de Educação Previdenciária, que busca informar e conscientizar os servidores sobre direitos e deveres e o Programa Pós-Aposentadoria, que acompanha os segurados aposentados promovendo atividades culturais e qualidade de vida.

Temp Temp Temp Temp