Semurb alerta sobre bloqueios no trânsito durante simulado na quarta-feira

- 13 de setembro de 2022

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) se juntará à Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (Defesa Civil e GCM - Guarda Civil Municipal) e à Secretaria de Saúde para atuar em mais um simulado de atendimento a emergências, evento que será realizado pelo PAM (Plano de Auxílio Mútuo) de Barueri, na quarta-feira, dia 14, a partir das 9h, na empresa Copa Energia, no Jardim Mutinga.

A iniciativa terá também a participação de forças estaduais, como o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a Polícia Militar, por meio de unidades de policiamento de área (20º BPM/M), do comando de aviação (unidade águia), do policiamento rodoviário, policiamento ambiental, Secretaria de Estado da Saúde, através do Grau (Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências), Cetesb e Defesa Civil do Estado.

Cenário
O cenário escolhido envolve o complexo de armazenamento de combustíveis líquidos e armazenamento e envase de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), na área da empresa Copa Energia.

O objetivo maior é o treinamento das diversas agências participantes para um atendimento integrado, com ênfase na aplicação de um comando coordenado com uso das técnicas de sistema de comando em incidentes.

O exercício terá como dinâmica o atendimento a um vazamento de GLP, que ocorrerá no momento do manuseio de uma válvula de manobra. Mas com rápida contenção pela primeira intervenção da equipe de brigada de incêndio da empresa Copa Energia. Em decorrência desse vazamento algumas vítimas necessitarão de retirada rápida do local para posterior atendimento.

Acesso fechado
A Semurb comunica que em razão do evento, a rodovia Castello Branco será fechada no acesso à avenida Petrobrás (sentido Interior), no Jardim Mutinga, e na rua Itajá (Jardim Santa Cecília - sentido Capital), a partir das 8 h, para que os veículos de socorro e emergência possam realizar a ação. Viaturas e agentes de trânsito estarão no entorno do local do simulado no momento do exercício.

PAM Barueri
O Plano de Auxílio Mútuo de Barueri (PAM) é uma associação constituída por empresas, condomínios, Defesa Civil e 18° Grupamento de Bombeiros representado pelo Posto de Bombeiros de Barueri, na Vila Porto. Sem fins lucrativos por livre adesão, se propõe a conjugar esforços objetivando a proteção da vida humana, preservação do meio ambiente e do patrimônio.

A finalidade social do PAM é a formação, o desenvolvimento e o treinamento de Brigadistas de Incêndio entre o corpo de funcionários dos associados ao Plano; além de estreitar o relacionamento Bombeiros-Associados; intercâmbio de experiências em assuntos de segurança; auxílio mútuo em socorro de emergência; recomendação de melhorias em segurança sem caráter fiscalizatório.