Temp

HMB tem programação especial para celebrar o Outubro Rosa

- 13 de outubro de 2021

Alimentação, ginecologia natural e prevenção ao câncer de mama serão alguns dos temas abordados

Durante todo o mês de Outubro o Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB) terá um calendário de atividades voltadas para a conscientização e prevenção do câncer de mama. 

Na primeira sexta-feira do mês, 1/10, a abertura da programação foi feita com a apresentação musical do colaborador Saner de Souza. Na sequência, o tema “A cada dia basta o seu cuidado” foi abordado por Daniella Nolasco, coordenadora da reabilitação do HMB, que contou brevemente a sua vivência com o câncer de mama. “A gente, da área da saúde, esquece de se cuidar para cuidar do outro. O médico mesmo tem que ser forte o tempo todo. Mas é preciso se amar, ter fé e calma para viver um dia de cada vez”, comentou Daniella. 

No período vespertino, a nutricionista Silvania de Carvalho falou sobre a importância da Nutrição Comportamental, já que aborda aspectos culturais, fisiológicos, sociais e emocionais da alimentação, para esclarecer que o papel do nutricionista é ajudar o paciente a gostar da comida e não a ter medo das refeições. Para finalizar a apresentação, Carvalho propôs uma dinâmica com uvas passas para ensinar o valor de prestar atenção, apreciar e degustar os alimentos. 

Na sexta-feira, 8/10, o tópico “Empoderamento feminino e saúde da mulher: uma abordagem da gine-ecologia natural” foi conduzido por Ana Paula Abu Jamra, gerente de farmácia das afiliadas da SPDM. O objetivo da palestra foi abordar de modo amplo a saúde feminina, desde a primeira menstruação até métodos anticoncepcionais. “Prevenção não é procurar nódulos na mama. Prevenção é um estilo de vida: é entender seu ciclo menstrual, cuidar da sua alimentação, ter conhecimento sobre o seu corpo e praticar o autocuidado”, explicou Ana Paula. 

Na mesma data, o mastologista Paulo Tenório focou nas principais formas de prevenção ao câncer de mama: alimentação adequada, composta especialmente por peixes e vegetais, praticar exercícios físicos, diminuir a ingestão de bebidas alcoólicas e amamentar. “O diagnóstico precoce continua sendo a maior chance de cura do câncer de mama. Por isso, o autoexame e o exame clínico precisam ser realizados com frequência”, esclareceu o médico, que alertou para sinais como alteração no bico do seio, mudança da cor da pele da mama e nódulo fixo e geralmente indolor. 

Ao longo do mês ainda serão realizadas outras palestras: “Representação do cenário Cotidiano”, com Ellen Milan (15/10, às 14h30); “Nutrição Comportamental e o câncer de mama”, com Silvania de Carvalho (22/10, às 10h); e “Não desista de você…Você é incrível”, com Jocelaine Leoni (29/10, às 14h).

Pouco antes do início das atividades, a equipe de segurança do HMB faz um anúncio sonoro para convidar pacientes ambulatoriais e acompanhantes. Devido à pandemia de Covid-19, todos os participantes devem usar máscaras e manter o distanciamento social.

Temp