Temp

Palácio dos Bandeirantes recebe visita de 23 agentes multiplicadores de Barueri

- 13 de outubro de 2025

Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp 
Confira as fotos no Flickr 

Resumo:

  • Como parte do curso anual da Defesa Civil de Barueri, 23 alunos da EMEF Armando Cavazza visitaram o Palácio dos Bandeirantes para conhecer órgãos de monitoramento e emergência do Estado de São Paulo.  
  • Durante a visita, receberam orientações sobre prevenção de riscos e ações da Defesa Civil. 
  • Mais quatro escolas da cidade visitarão o local até o final deste mês. 

Como parte do curso de formação de Agentes Multiplicadores de Proteção e Defesa Civil, organizado anualmente pela Defesa Civil de Barueri, 23 alunos da EMEF Armando Cavazza, localizada no Engenho Novo, visitaram o Palácio dos Bandeirantes na manhã da última quinta-feira, dia 9. Três monitores do Palácio — Raquel Ruiz, Tiel Dell Valhe e Luísa Saavedra — acompanharam os agentes multiplicadores na visita ao Centro Paulista de Radares e Alertas Meteorológicos e ao CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), órgãos da Defesa Civil do Estado de São Paulo responsáveis pela prevenção e atendimento a emergências em todos os municípios paulistas. 

Em uma sala repleta de telas, a cabo Tatiana informou a todos como é feito o monitoramento, por meio de radares, e que os 645 municípios do Estado possuem órgãos de Defesa Civil. Isso faz com que muitas outras localidades visitem o CGE para implantar um modelo semelhante.  

Com a chegada do tenente-coronel Araújo Monteiro, chefe de gabinete da Casa Militar e diretor da Defesa Civil, as informações ficaram ainda mais detalhadas. Ele aproveitou para conversar com os adolescentes e destacou que, em razão do período de escassez de chuvas, é essencial praticar atividades físicas em horários adequados (para não prejudicar a saúde) e evitar a queima de lixo (para não propagar incêndios), entre outras recomendações. “Defesa Civil somos todos nós!”, foi o grito de guerra ouvido ao final da visita ao setor. 

Saiba mais 
Acervo do Palácio 

Há milhares de obras no Palácio dos Bandeirantes: quadros, esculturas e muitos móveis produzidos há 300, e até 400 anos. Os adolescentes foram estimulados pelos monitores a interpretar algumas dessas obras e ficaram sabendo em que contexto histórico foram produzidas.  

A questão arquitetônica do Palácio também representa uma viagem histórica, envolvendo diversos idealizadores e acontecimentos marcantes. 

Palácio dos Campos Elíseos  
Como parte da revitalização do Centro da Capital, o governo estadual planeja o retorno ao Palácio dos Campos Elíseos, do qual se mudou em 1965, quando Adhemar de Barros estava no poder. A ideia é melhorar a eficácia administrativa e contribuir para a valorização da região, especialmente nas avenidas Rio Branco e na praça Princesa Isabel. 

Galeria dos Governadores  
No andar superior do Palácio, há uma grande quantidade de pinturas e fotos de todos os mandatários de São Paulo desde a Proclamação da República, quando os estados ainda eram chamados de “províncias” e os governadores eram chamados de “presidentes”. Prudente de Moraes, o primeiro, assim como vários outros da galeria, ocuparam posteriormente a presidência da República. Um deles, Geraldo Alckmin, é atualmente o vice-presidente. 

Os porta-vozes  
Lays Lima, de 14 anos, e Pedro Henrique da Silva Fonseca, de 15 anos, estudantes do 9º ano, foram escolhidos para discursar em nome da turma. “Fiquei nervoso, não estava esperando. Tive que falar de improviso”, disse ele. “Também me pegaram de surpresa, mas acho que dei o recado legal para agradecer tudo o que aprendemos aqui nesta manhã”, afirmou ela. 

Equipe técnica 
Fabiana Queiroz Aquino (diretora); Igor dos Reis, Adair Liberato e Luciana Leles (agentes) e Rogério de Sousa (inspetor de alunos). 

Agenda das demais unidades escolares 

10/10/2025 - ITB Prof.ª Dagmar Ribas Trindade 

13/10/2025 - EMEF Pref. Nestor de Camargo 

17/10/2025 - EMEF Prof. Alexandrino da Silveira Bueno 

30/10/2025 - EMEF Dorival Faria  

O total de agentes multiplicadores soma 200. 

Temp Temp Temp Temp Temp Temp