Temp

Creas comemora 10 anos de existência 

- 13 de novembro de 2018

"O amor que eu encontrei no Creas, não encontrei em lugar nenhum.” A frase foi dita por Ana Paula, mãe de um adolescente acompanhado pelo serviço de medidas do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). 

Na sexta-feira (dia 9), no Parque da Maturidade, foi realizado um evento em comemoração aos 10 anos do Creas, equipamento da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Pessoas que participaram do início do Creas, atuais técnicos e assistidos deram depoimentos?emocionantes. O promotor de Justiça Luiz Roberto Wakin disse que, há 15 anos trabalhando na cidade e há 11 com crianças e adolescentes, desejava “não perder a indignação.” 

Houve palestra de Claudio Thebas que falou sobre a importância de escutar as pessoas. Escritor, educador, palestrante, publicitário e palhaço, Claudio falou de forma descontraída: “o papel da escuta nos faz transitar do modo competição para o modo cooperação”.  

“Precisamos compor com o outro. Assim, ele deixa de ser um oponente e passa a ser um componente”. O palestrante elogiou os relatos sobre o Creas e frisou o quanto é importante para qualquer tipo de serviço o ato de escutar: “A escuta tem 4 pilares: hospitalidade (acolher); hospital (cuidar); hospício (poder ser quem se é) e hospedeiro (fica um pouco do outro em você)”. 

História 
A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Adriana Bueno Molina abriu o evento e contou que o?prefeito Rubens Furlan foi muito feliz em juntar a Habitação à Assistência Social. "Agora, mais do que?nunca, atendemos a família como um todo". Contando sobre sua trajetória no serviço público de Barueri ela também destacou avanços no Creas de janeiro de 2017, quando assumiu, até os dias de hoje: "Tínhamos 12 técnicos e agora temos 21. O pessoal de apoio, eram 6 e hoje são 11, isso sem contar as novas parcerias e a construção e solidificação da rede de atendimento." 

Yula Moreira, diretora de Proteção Social Especial emocionou-se ao falar da área que tanto gosta. “Destaco a ‘afinação’ com a Proteção Social Básica pois ninguém trabalha sozinho.” Yula relatou que todo o serviço foi reordenado, frisou a importância da parceria com outros órgãos, a chamada rede e disse que o Creas tinha muitos motivos para comemorar.  

O que é 
A principal função do Creas é fazer a articulação com a rede de serviços justamente para garantir os direitos de todos e interromper as situações de violência. O Creas fica na avenida 26 de Março, 1.125, no Jardim São Pedro, no mesmo prédio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. O telefone é o 4199-2800 

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp