Temp

Barueri interdita ponte para reconstrução e reforço contra enchentes no Rio Cotia na próxima quinta-feira (20)

- 14 de novembro de 2025

Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp 
Confira as fotos no Flickr 

Resumo: 

  • A Prefeitura de Barueri interditará a ponte entre Jardim Maria Helena e Vila Lourdes (Carapicuíba) durante o feriado de 20 de novembro para reconstrução e obras de contenção do Rio Cotia.  

  • O trânsito será desviado com apoio da Semurb e sinalização nas rotas alternativas.  

  • Passarelas provisórias garantirão a travessia de pedestres até a conclusão das obras, prevista para março de 2027. 

A Prefeitura de Barueri, comprometida com uma cidade mais segura e humanizada, interditará a ponte que liga a Rua Atibaia, em Barueri, à Rua Arthur Montovanelli, na Vila Lourdes (Carapicuíba), durante o feriado prolongado de 20 de novembro — data em que se celebra o Dia da Consciência Negra e o ponto facultativo em honra a Nossa Senhora da Escada. A medida, voltada à segurança da população e ao enfrentamento das enchentes no Jardim Maria Helena, foi definida após reuniões entre representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb), da Secretaria de Comunicação (Secom) e o prefeito Beto Piteri.  

A ponte será demolida para dar lugar a uma nova estrutura, moderna e adequada ao alargamento do trecho do Rio Cotia, com contenção das margens em gabião. Durante as obras, o trânsito na região será desviado, com monitoramento de agentes da Semurb e apoio de profissionais de Carapicuíba.  

Faixas de orientação estarão posicionadas em pontos estratégicos das duas cidades.  

Saiba mais 

Desvios para motoristas  

Quem estiver no Jardim Maria Helena (Barueri) com destino à Vila Lourdes, Vila Sul Amaricana e bairros vizinhos de Carapicuíba deve seguir pela Avenida Bariloche, passando pelas avenidas José Dias da Silva e Aníbal Correia (sentido Parque Viana), ou pelo destino Aldeia de Barueri, a partir da Avenida Marco Antônio Calegari.  

Motoristas que trafegam pela Avenida Victorio Fornazzaro (Carapicuíba) em direção ao Jardim Maria Helena, Parque Viana e bairros adjacentes de Barueri devem seguir pela Avenida Aníbal Correia ou retornar pelo acesso à Via Marechal Rondon (Corredor Oeste), seguindo pela Avenida Marco Antônio Calegari até a Avenida Bariloche.  

Obras contra enchentes  

A reconstrução da ponte faz parte do projeto de alargamento do Rio Cotia, com contenção de margens em gabião, abrangendo 4 metros de profundidade e 23 metros de largura.  

O investimento da Prefeitura de Barueri tem como objetivo melhorar a drenagem de águas pluviais e reduzir riscos de enchentes no Jardim Maria Helena, beneficiando também moradores da Vila Lourdes.  

O trecho total das obras tem 660 metros de extensão, iniciando 140 metros antes da Rua Ipanema, em Barueri (sentido Aldeia e Alphaville).  

Os trabalhos começaram em 15 de setembro de 2025 e têm previsão de conclusão para 8 de março de 2027. Além da ponte, estão em execução o muro de gabião e o colchão Reno ao lado do Rio Cotia.  

Para a execução do projeto, alguns imóveis, incluindo uma igreja, foram desapropriados e demolidos até a Rua Florianópolis (esquina com a Avenida Bariloche).  

Passagem de pedestres  

Enquanto as obras não forem concluídas, serão construídas passarelas para garantir a travessia de pedestres entre o Jardim Maria Helena e a Vila Lourdes. 

Temp Temp Temp