Temp

HMB promove encontro mensal sobre qualidade de vida para pacientes oncológicos e seus familiares

- 14 de março de 2019

O Hospital Municipal de Barueri (HMB) iniciou no mês de março o projeto “Oncologia e Qualidade de vida”, organizado por equipe multidisciplinar composta por médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos. 

O objetivo do encontro é promover conversas entre esses profissionais e os pacientes, familiares e cuidadores, para tirar dúvidas e ampliar o conhecimento sobre o câncer, os tratamentos e o processo de reabilitação. 

A primeira conversa aconteceu na terça-feira (dia 12) para explicar o papel da assistência social como intermediadora entre os médicos e os pacientes, com abordagem voltada para o tema “Direitos e deveres dos pacientes”, proposto pela assistente social Fernanda Botelho.  

“Às vezes as pessoas não sabem, mas a cirurgia de reconstrução mamária é um direito no caso do câncer de mama”, explica Fernanda, que ressalta a importância do acesso a esse tipo de informação durante o tratamento. Já em relação aos deveres, dois fatores principais foram explorados: o paciente não pode omitir nenhum tipo de sintoma sobre o seu estado de saúde e deve sempre confirmar a compreensão sobre os esclarecimentos médicos. 

As reuniões, que já estão programadas para toda segunda terça-feira do mês, às 10h, no Espaço de Eventos, localizado no piso intermediário, serão divididas pelas diferentes áreas da equipe multidisciplinar. A próxima está marcada para o dia 9 de abril e será realizada pelo setor de psicologia, que abordará dicas práticas para enfrentar o câncer com saúde emocional. Mais informações sobre o projeto e os outros tópicos que serão explorados podem ser obtidas no Departamento de Oncologia, no 1º andar do Hospital.