Pacientes internadas no PA do Paulista recebem homenagens no Dia das Mães

- 14 de maio de 2021

Para uma mãe, nada mais difícil do que a distância dos filhos, ainda mais em uma data como o Dia das Mães. Para algumas mulheres essa separação foi imposta pela internação em função da Covid-19.  A doença traz muitas incertezas e principalmente medo. Pensando em diminuir essa angústia e tristeza por estarem longe dos familiares e levar um pouco de carinho para todas as mães internadas, a equipe do Serviço Social da unidade do Pronto Atendimento (PA) Vanderson César de Almeida, do Jardim Paulista, preparou uma ação especial para o Dia das mães.

As profissionais pediram que os filhos enviassem cartinhas e fotos para que as pacientes pudessem, de alguma forma, se sentir próximas da família. As mensagens foram entregues juntamente com uma rosa artesanal feita pela equipe, deixando a surpresa ainda mais encantadora.

Mizael Gonçalves, marido da paciente Simone Cristina Moreira Gonçalves, que está internada no PA desde o dia 23 de abril, contou como o gesto trouxe alegria para toda a família. “Todos nossos filhos quiseram participar, temos três. Foi uma alegria intensa quando eu contei que a mamãe iria poder receber cartões”, relata. “Eu vi muito bem o semblante da minha esposa, que ficou muito emocionada e feliz, a gente sabe como é complicado ficar internado e sem contato, mas graças a Deus, com essa atitude que os profissionais tiveram, ajudou demais. Eu gostaria de agradecer do fundo do meu coração pelos cuidados que estão tendo com a minha esposa e eu acredito que em breve ela será mais uma pessoa curada e vamos finalmente trazer ela de volta para casa”, disse Mizael, esperançoso.

A paciente Simone Cristina contou como o gesto foi importante para restabelecer suas forças para enfrentar a doença. “Só tenho a agradecer por terem proporcionado esse dia tão especial pra mim, que me fez ter mais forças para me recuperar e voltar pra casa. Obrigada a toda equipe! Achei que meu coraçãozinho não ia aguentar de tanta emoção, fiquei feliz demais e isso ajudou muito, hoje eu até andei pela primeira vez!”, falou, emocionada.

A entrega foi realizada na tarde do domingo para todas as mães da unidade, cerca de 13 mulheres. Para as pacientes idosas, a leitura foi realizada pela assistente social Amanda Assunção Verde, seguida de chamada de vídeo para as famílias. As mães internadas na unidade semi-intensiva, intubadas, também tiveram suas cartinhas lidas e guardadas na esperança de serem entregues quando melhorarem.

A ação foi idealizada pela assistente social Danila Martelli e prontamente abraçada por toda equipe, que não mede esforços para trazer o máximo de conforto e carinho aos pacientes da unidade.

Emoção que contagia
O momento da entrega e leitura das cartinhas foi de muita emoção não só para as pacientes, mas também para os profissionais presentes. “É importante salientar que não é o simples fato de não estar com os filhos nessa data que traz sofrimento para as pacientes e sua família, afinal, nós, enquanto trabalhadoras, também estávamos longe de nossas mães e nossos filhos. O que traz sofrimento são as incertezas e inseguranças de uma internação. Só essas famílias e essas pacientes podem expressar as angústias de uma internação e de uma data comemorativa longe da família”, expressa Amanda.

“Parabenizo a profissional Danila, minha colega de profissão e companheira de jornada, pela sensibilidade, pelo tempo investido e pela idealização desse plano de acolhimento. Parabenizo por não esquecer nenhum detalhe e nenhuma paciente, todas foram lembradas. Sem dúvidas, esse foi um Dia das Mães inesquecível!”, declara a assistente social.

Flores para equipe
Na ocasião, um munícipe, que não quis revelar sua identidade, foi até a unidade e levou rosas para as colaboradoras – e mães – que também estavam longe de seus filhos para se dedicarem ao cuidado de tantos pacientes.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp