Temp

Dia do cardiologista: a prevenção é fundamental para evitar doenças do coração

- 14 de agosto de 2022

As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no Brasil e no mundo. Para conscientizar a população sobre a gravidade da situação e incentivar os cuidados com prevenção, bem como valorizar o profissional médico desta área, foi instituído em 2007 pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) o dia 14 de agosto como o Dia do Cardiologista.

São registradas, anualmente, cerca de 340 mil mortes em decorrência das doenças do coração e do sistema cardiovascular. São casos como infarto agudo do miocárdio e insuficiência cardíaca, além do acidente vascular cerebral (AVC) e outras decorrências da pressão alta.

Em Barueri, só no mês de julho, o Centro de Especialidades da Secretaria de Saúde da Prefeitura realizou 1013 consultas médicas de adultos e promoveu outras 248 no setor de cardiologia infantil.

“É uma assassina silenciosa, que manifesta poucos sintomas”, sentencia a cardiologista do Centro de Especialidades Luiz Maria Barletta, Elizete Corrêa de Miranda, com 30 anos de experiência na área e que atua desde 2016 na rede de saúde de Barueri. Uma doença silenciosa, de difícil detecção, que tem nos cuidados preventivos a principal arma de defesa.

Sedentarismo
Portanto, não há outro caminho para evitar as doenças cardiovasculares que a mudança nos padrões alimentares e no enfrentamento ao sedentarismo. “É fundamental controlar a pressão arterial, mudar hábitos de vida nocivos à saúde do coração e fazer os exames regulares de controle dos níveis pressóricos”, disse Elizete. Entre as principais causas das complicações no coração estão a hipertensão arterial, doenças coronarianas e insuficiência cardíaca, além do diabetes e colesterol.

Segundo a coordenadora do Centro de Especialidades de Barueri, Egg Regina Vendramin Wendriner, “a rede de saúde da cidade é bem estruturada para atender os casos na área da cardiologia, mas há que se destacar também os equipamentos que contribuem para a prevenção, como as programações desenvolvidos pelo Parque da Maturidade, por exemplo”.

 Parque da Maturidade
O Parque da Maturidade José Dias da Silva, ao qual se refere a coordenadora, é uma área de 58 mil m², voltado principalmente para os moradores maiores de 60 anos, que oferece atividades esportivas, sociais, artísticas e culturais, mas também programas de saúde. São palestras, circuitos, dinâmicas que, juntamente às atividades físicas e esportivas, buscam a melhoria da convivência, sociabilização e promoção da saúde.

Por fim, a cardiologista Elizete recomenda que as pessoas com predisposição genética a problemas cardíacos façam exames regulares, evitem a ingestão de alimentos gordurosos e com muito sal, combatam a obesidade, moderem o consumo de bebidas alcoólicas e cessem com o hábito de fumar. “É importante também a prática de atividades físicas e com supervisão médica”, concluiu a especialista em doenças do coração.

Temp Temp