
Barueri marca presença no maior evento de IA Generativa do Brasil
- 14 de agosto de 2025
Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp
Resumo:
- Barueri participou do Adapta Summit 2025, o maior evento de Inteligência Artificial Generativa do Brasil, com foco em inovação nos setores público e privado.
- O secretário Jonatas Randal destacou os desafios e avanços no uso da IA na administração pública durante um painel disputado.
- A cidade também investe em projetos locais de IA, liderados por especialistas e estagiários, visando modernizar os serviços públicos com responsabilidade e criatividade.
Na última quarta-feira, 13 de agosto, Barueri esteve presente no Adapta Summit 2025, considerado o maior evento de Inteligência Artificial Generativa do Brasil. O encontro reuniu empreendedores, líderes empresariais e gestores públicos interessados em explorar o potencial transformador da IA generativa nos mais diversos setores. De acordo com os organizadores, o público do evento é composto por “executivos voltados ao nicho de inovação, a fim de explorar o potencial transformador da IA Generativa. Os participantes recebem insights, estratégias e ferramentas práticas para utilizar a IA como alavanca para o crescimento e a eficiência dos negócios.”
Representando o município, o secretário de Inovação e Tecnologia de Barueri, Jonatas Randal, participou do painel “Inteligência Artificial e Tecnologia na Administração Pública”, no qual compartilhou sua experiência como gestor e os desafios da aplicação da IA no serviço público. “Levamos ao painel as dinâmicas e os desafios enfrentados na incorporação da IA nos serviços públicos, sempre com foco nas necessidades do contribuinte e da população. Trata-se de uma tecnologia ainda recente, e muitos debates giram em torno de sua legalidade e aplicação ética. No entanto, a IA já é uma realidade, e precisamos aprender a utilizá-la como uma aliada da eficiência no serviço público”, destacou o secretário.
Painel disputado
O painel foi um dos mais disputados do evento, reunindo centenas de participantes. Além de Randal, compuseram a mesa o advogado João André Buttini Moraes e o diretor de estratégias Paulo Silvestre, ambos do escritório Buttini Moraes Advogados, com mediação do empreendedor da Qualiserve, Kleber Rodrigues. “Tivemos a oportunidade de apresentar a nossa visão sobre o uso da IA na administração pública e de ouvir os presentes, em uma troca rica de experiências. A tecnologia traz inovações constantes, e é fundamental que saibamos utilizá-las com responsabilidade e criatividade em prol de um serviço público mais eficiente”, completou Randal.
A participação no evento reforça o compromisso da Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Inovação e Tecnologia (SIT), com a adoção de soluções tecnológicas modernas e eficazes. Atualmente, a SIT desenvolve projetos de fomento à implantação de IA no município.
A iniciativa é coordenada pela servidora Eliana Oliveira Kobaiassi, especialista na área com formação pela USP. Ela lidera um grupo de estudos e desenvolvimento formado pela também servidora pública Cléri Perpétua Rocha, técnica em Tecnologia da Informação, e quatro estagiários da Fieb/ITB: Flávia Maria Sales Rodrigues, Lucas de Melo Gama, Nathallya Santos C. Arouca de Jesus e Nicole Souza Matos. “A IA generativa tem a capacidade de criar conteúdo, como textos, imagens, áudios, vídeos e até códigos de programação. Diferentemente da IA tradicional, que apenas analisa e recomenda informações, a IA generativa produz ideias originais, o que representa um avanço significativo tanto no meio acadêmico quanto profissional. É uma inovação com enorme potencial para transformar o futuro das próximas gerações”, avaliou Kobaiassi.






