Temp

Gratidão e emoção marcam encerramento de ciclo do programa Famílias Fortes

- 14 de setembro de 2022

A Secretaria da Família (Sefam) realizou na noite de segunda-feira, dia 12, a cerimônia de encerramento do ciclo de sete encontros do programa “Famílias Fortes”, no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD), no Jardim Belval. O evento reuniu 10 famílias participantes do projeto desenvolvido em Barueri, por meio de acordo de cooperação técnica de apoio à família assinado com o Governo Federal no dia 7 de julho de 2021.

A cerimônia, no auditório da SDPD, contou com a presença do secretário da Sefam, Silvio Macedo, de servidores da secretaria e facilitadores, e foi prestigiada pelo ator, jurado de TV e apresentador Gabriel Torres. Casado com a cantora e também apresentadora Mara Maravilha, ele elogiou o “Família Fortes”, falou de sua vida pessoal, assistiu a todos os depoimentos de famílias e apresentações de crianças e adolescentes participantes.

Para Gabriel Torres, a família é a base para a vida. “Conheci o Famílias Fortes de perto. E é tão legal que as pessoas envolvidas têm um afinco, uma preocupação com todos que participam deste programa. As famílias salvam muitos jovens. Têm o poder de orientar, de conscientizar o jovem e a criança de que a educação é importante. Estar próximo é o melhor caminho”, disse o artista. 

O ator acrescentou ainda que o “Famílias Fortes” faz um trabalho de fortalecer, sabendo ouvir os sentimentos das pessoas. “É um programa muito interessante. Que cresça cada vez mais”, destacou Gabriel, incentivando as pessoas a não desistirem dos seus sonhos. “As dificuldades aparecem em nossos caminhos, mas é importante acreditar junto com as famílias”.  

Há ainda dois ciclos em andamento, sendo um na Emef Profª Maria Medunekas e outro na Emef Prof. Alcino Francisco de Souza, no Jardim Silveira. A Sefam pretende também criar mais dois ciclos. A formatura de todos os participantes do programa “Família Fortes” está agendada para o dia 1º de dezembro deste ano, às 19h, no Parque da Maturidade.

Multiplicadores
Em um dos depoimentos da noite, Paula Alessandra Rodrigues Benedito, mãe de Heron e Heitor, disse ter inscrito ela e os filhos para aprender e divulgar o programa para outras pessoas. “O que está ao meu alcance eu tenho levado ao conhecimento de famílias que necessitam de acolhimento. No Famílias Fortes aprendi a melhorar e sei que daqui para frente a tendência é só crescer. Barueri sempre pensa no próximo. Temos que aproveitar todas as oportunidades. É uma cidade que oferece a receita, o bolo e muitas das vezes até os ingredientes para você fazer o bolo. Só tenho a agradecer a todos. Vou levar saudades”, declarou a munícipe.

Talentos
Ao final, seis jovens mostraram seus talentos apresentando-se para o ator Gabriel Torres, pais e demais participantes do evento. Juliana Victória Carvalho, de 14 anos, interpretou à Capela a canção “Era uma vez”, de Kell Smith. Filha de Sandra Alves Carvalho e Ênio Ferreira, a estudante do 8º ano da Emef Profª Elvira Lefévre Salles Nemer, Jardim São Pedro, disse que o programa foi um aprendizado para os pais se colocarem no lugar dos filhos e vice-versa. “O Família Fortes é amor e união. Ensina como lidar com os problemas de uma forma diferente. Gratificante, uma experiência única que vou levar para a vida toda”, destacou Juliana, que também escreve poemas, quer ser cantora e fazer sucesso.

Apresentaram-se ainda os irmãos Lara (sax alto), Júlia (teclado) e Moisés Fogaça Salioni (violino), filhos de João Batista Salioni e Carla Cristina Salioni. Também exibiram seus talentos: Gabrielle Silva de Castro (stand up), filha de Ana Lúcia Silva Correia de Castro, e o jovem Heron Benedito (trombone), filho de Paula Alessandra.

Apoio à família
Criado nos Estados Unidos, o programa é destinado a jovens de 10 a 14 anos e seus responsáveis com o objetivo de melhorar os vínculos familiares por meio de sete encontros semanais entre pais e filhos com conteúdo voltado para reduzir ou eliminar condutas de risco como evasão escolar, gravidez precoce, drogadição, comportamento alimentar de risco e autolesão.

Temp Temp Temp Temp Temp